Cultura, Marinha Grande

Galeria Municipal com artistas de Coimbra – Marinha Grande

Até 26 de Setembro, a Galeria Municipal da Marinha Grande, situada no Edifício dos Arcos, frente ao Museu do Vidro, tem patente a exposição “Artistas de Coimbra”. A entrada é gratuita.

A mostra foi inaugurada na passada sexta-feira, 10 de Setembro, na presença de cerca de meia centena de pessoas, entre as quais se destacam a Vereadora da Cultura, Cidália Ferreira; o Comissário da exposição, Vítor Ramos; e artistas plásticos.

A cerimónia foi apresentada por Sansão Coelho, realizador, professor universitário e uma voz distinta da Antena 1 que, além de falar sobre as obras expostas deu lugar à actuação do grupo de fados “Saudades de Coimbra”.

Na inauguração, a Vereadora da Cultura felicitou os artistas ali representados “que se entregaram à arte e à criatividade” e agradeceu a todas as pessoas que trabalharam na montagem da exposição.

Dirigiu “uma palavra de particular reconhecimento pela dedicação e profissionalismo do Comissário desta mostra, Victor Ramos” que “é um pintor inquieto e criativo, como é conhecido por muitos, a quem se fica a dever o descobrimento de facetas artísticas e a viabilidade destas exposições, cuja primeira edição remonta ao ano de 2008”.

Citando a frase “o homem sonha, a obra nasce”, Cidália Ferreira lembrou que “nós continuamos a sonhar, com um desenvolvimento cultural sustentado, de grande qualidade, e é por esse motivo que esta e outras iniciativas que a Câmara Municipal tem promovido representam tanta importância para a Marinha Grande”.

Salientou querer que a Galeria Municipal “continue a ser um poderoso incentivo para as mais diversas expressões artísticas, despertando os sentidos não só para a observação que nos chega, como para aquilo que para nós, Marinhenses, somos capazes de criar”.

Por fim, lembrou a realização da Bienal de Artes Plásticas e Design Industrial da Marinha Grande, de 22 a 31 de Outubro, no Parque Municipal de Exposições, convidando os artistas ali presentes a concorrerem ao Grande Prémio Pintor Fernando de Azevedo.

Artistas de Coimbra

A exposição “Artistas de Coimbra” apresenta trabalhos dos artistas: Adriana Lourenço, Brigitte Morillon, Demar (Manuel Alves Rodrigues), João Manuel Carolo, José Penicheiro, Lúcia Maia, Maria Caló (Carolina Vieira), Mário Silva, Pedro Olayo (filho), Santiago Ribeiro, Tchum Nhu Liem (Susana Falcão), Tesha e Valdemar Margalho.

Reúne um conjunto de cerca de 30 obras com técnicas e temáticas variadas, como carvão sobre tela, pintura a óleo, óleo sobre tela, esculturas em ferro, acrílico sobre tela, pintura chinesa em papel de arroz, aguarela, entre outros.

A exposição está patente até 26 de Setembro de 2010, de quarta-feira a domingo, das 11h00 às 13h30 e das 14h30 às 19h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *