Palmela, Sociedade

Câmara comemora Semana Europeia da Mobilidade – Palmela

  De 16 a 22 de Setembro, a Câmara Municipal de Palmela adere à Semana Europeia da Mobilidade 2010, com o lema “Travel Smarter, Live Better”, promovendo um conjunto de iniciativas que visam consciencializar os cidadãos para a necessidade de mudanças de comportamento em relação à mobilidade, associando a Saúde à Mobilidade Sustentável.
            No dia 18 de Setembro, o município desafia os cidadãos a participarem num passeio de bicicleta entre as localidades de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo, percorrendo uma rede de caminhos rurais que permite uma ligação rápida e segura entre estes perímetros urbanos e convida à (re)descoberta deste meio de transporte. O ponto de partida para o passeio, com 21quilómetros, terá lugar na Alameda 25 de Abril, em Palmela, pelas 9h30. As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas junto da Divisão de Ambiente e Gestão do Espaço Público, através do telefone 212336692 ou do correio electrónico drodrigues@cm-palmela.pt
            Por outro lado, a Câmara promove, nos dias 16 e 17, a acção de informação e sensibilização “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”. A iniciativa decorre entre as 9h00 e as 17h00 , no Mercado Municipal de Pinhal Novo (Gabinete de Apoio ao Empresário) e destina-se a profissionais com intervenção junto de pessoas com mobilidade reduzida e a todos o que se interessem pela temática, instituições privadas de solidariedade social, associações e outros. Na iniciativa, que confere certificado de participação e documentação em suporte digital, os participantes ficarão a conhecer os percursos e os equipamentos acessíveis, as barreiras arquitectónicas e outros limites à moblidade. Mais informações através do telefone 212336600 ou do e-mail: spalhinhas@cm-palmela.pt.
            O município está, também, a trabalhar com a REFER, com vista à disponibilização de um “Park & Ride” gratuito (parque de estacionamento associado a um transporte público), nas estações ferroviárias de Venda do Alcaide e Palmela, facilitando, deste modo, a utilização deste transporte público. Está, também, a desenvolver esforços junto dos TST, no sentido de levar a operadora a testar alguns circuitos experimentais em várias freguesias ou a extensão de alguns percursos já existentes.
            No Centro Histórico de Palmela, a título experimental, será encerrada ao trânsito uma pequena área correspondente às Ruas Mouzinho de Albuquerque, Largo da Boavista  e Rua Hermengildo Capelo que contará com iniciativas de animação, nomeadamente, os Mercadinhos de Sábado.
            A título experimental, o mini-autocarro do Centro Histórico circulará, durante esta semana, usando biodiesel, iniciativa que contará com o apoio da ENA.
            Até ao final do ano, a autarquia, em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal, implementará um inquérito sobre mobilidade no concelho.
            A Câmara Municipal encontra-se, actualmente, a efectuar um conjunto de intervenções no espaço público que visam corrigir e eliminar barreiras à acessibilidade, identificadas no Plano Local de Promoção da Acessibilidade do Município de Palmela (PLPAMP). Numa primeira fase, estima-se eliminar 15 pontos identificados no diagnóstico contribuindo, assim, para uma maior extensão dos percursos pedonais acessíveis na Vila de Palmela.
            Por último, o Pinhal Novo conta, desde o dia 11 de Setembro, com um novo corredor ciclável, implantado pela autarquia. Trata-se de uma faixa dedicada ao uso da bicicleta, com 1,40 m de largura e meio quilómetro de extenção, que irá facilitar a utilização deste meio de transporte na Rua Infante D. Henrique, entre a intercepção com a Rua 25 de Abril e a Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *