Educação, Portimão

Início do ano lectivo em Portimão marcado pela abertura da Escola Básica e Secundária da Bemposta

O inicio do ano lectivo 2010/2011 em Portimão vai ficar marcado pela abertura da Escola Básica e Secundária da Bemposta, um estabelecimento de ensino inovador com condições ímpares em termos de espaços e equipamentos, que vai disponibilizar uma oferta educativa caracterizada pelo ensino artístico, o que faz desta escola a única do Algarve com estas características, e a primeira do país a ser construída de raiz com este objectivo. 

Mais de 350 alunos de 17 turmas (5º ano -7; 6º ano-4;7º ano-3; 8ºano-2 e 10ºano-1) vão inaugurar na próxima segunda-feira, 13 de Setembro, a escola do “futuro”, uma infra-estrutura implantada numa área de 5 hectares, onde se inclui um parque de estacionamento com capacidade para 318 veículos ligeiros e 2 autocarros, que se distingue não só pela oferta educativa, mas também pelas instalações, recursos físicos, aposta na tecnologia e organização do espaço, projectado para receber da melhor forma alunos, professores, funcionários e encarregados de educação, pelo que merece referência as 6 salas de trabalho dos professores, os gabinetes individuais destinados aos encarregados de educação e o conforto dos espaços administrativos desta escola sede de Agrupamento. 
 
 

Ensino Artístico

Este estabelecimento de ensino vai receber alunos do 5º ano do ensino integrado de música e do 6º ao 9º ano do ensino articulado, com aulas de violino, piano, guitarra e acordeão. No ensino secundário, a oferta educativa incluí um curso de instrumentista de cordas e teclas, vocacionado para a qualificação inicial dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho.  
 

Pavilhão Desportivo, Biblioteca e Auditório

Os alunos desta escola vão poder usufruir de um Pavilhão Desportivo com as dimensões máximas (44X25) com o pavimento em madeira, preparado para receber 2 ou 3 turmas em simultâneo; uma Biblioteca ampla com mais de 200 m2, e um Auditório, com capacidade para 160 lugares, equipado com todas as condições para as artes performativas, e projectado para potenciar o ensino artístico integrado.  
 

Plano Tecnológico da Educação

Este programa do Ministério da Educação para a modernização tecnológica das escolas, também vai ser uma realidade neste estabelecimento de ensino. Para além das salas de ensino especializadas, as 20 salas de aula vão estar equipadas com um quadro branco, um quadro interactivo e um projector vídeo, e um computador para o professor. Ao dispor dos alunos vão estar 150 computadores com acesso à internet de banda larga por fibra óptica, numa escola que também vai estar servida por wireless. 

As questões relacionadas com a segurança também foram acauteladas, com a instalação de um sistema de videovigilância e alarme (5 câmaras no interior e 5 no exterior) com uma central de monitorização ligada às forças de segurança, numa escola que também está preparada para implantar o regime de controlo de entradas. 
 
 

Vai e Vem

O Circuito Urbano de Portimão – Vai e Vem também chega a esta escola através das Linhas 3 – Amarela; 9-Encarnada e 10-Cinzenta. 

A Escola Básica e Secundária da Bemposta representa um investimento de 6 milhões e duzentos mil euros (valor que inclui construção, mobiliário e equipamento, arruamentos, saneamento e infra-estruturas de águas, esgotos, gás…), dos quais 4 milhões são comparticipados pelo Ministério da Educação, e decorre da aposta que o Município de Portimão tem vindo a fazer na área da educação, um sector estratégico e imprescindível para o desenvolvimento e futuro da comunidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

7 comentários

  1. Agradecia que a direcção (conselho executivo) informa-se o mais rapido possivel quais os planos para os alunos do ensino articulado, no que diz respeito ás aulas no recinto escolar. Ou seja quais as disciplinas que irão ser substituídas pelas aulas do ensino articulado. Assim como quais são as ofertas da escola aos alunos para com o ensino desportivo e artistico.
    Os encarregados de educação estão ansiosos pelo facto de não haver informação nehuma referente a estes assuntos. Necessitamos de respostas rapidas.

  2. Como funciona a escola? Dá para tirar 10º, 11º e 12º?
    Como fazemos para obter uma inscrição? gostaria que respondesse

  3. Venho por este meio reclamar sobre uma situação que me parece grave.
    Liguei para a escola no objectivo de receber informações sobre uma possível transferência de matricula do meu filho de 8 anos para a escola nos Montes de Alvor sendo que as duas escolas fazem parte do mesmo agrupamento.
    Fui atendida por uma funçionária muito simpática que gentilmente trânsferiu a chamada para uma senhora de nome Elisete.
    Esta senhora mostrou-se desde o início muito pouco profissional. Tentei fazer algumas perguntas e fui sempre interrompida.
    Eis algumas das perguntas que coloquei á senhora e eis algumas respostas:
    1. Qual o horário da escola nos Montes de Alvor? – A hora normal das aulas e depois têm as actividades extra curriculares.
    2. E essas actividades são na escola? – Não, atão a piscina não é na escola?
    3. Gostava de lá passar com o meu filho para que ele conhece-se a escola e a professora? – A escola não faz visitas guiadas. Vá até ao portão e olhe. Pode ser que esteja lá alguem á porta.
    4. A escola tem ATL? – Não, tem de se desenrrascar noutro lado.

    Resumindo, desta conversa não fiquei a saber nada de concreto. Nem como era o almoço, nem o horário da escola, nem o transporte, nem se têm alternativas de ATL (alguem que a escola pudesse indicar), nem se tem custos de inscrição. Eu quero que ele vá para Montes de Alvor, a senhora diz-me que uma vez que ele mora em Alvor terá de ser Alvor. Eu julgava que sendo da mesma freguesia que se podia escolher. Também não me informou ao certo.

    Falei com várias pessoas que elogiaram imenso a escola nos Montes de Alvor e a Escola na Bemposta e por essa razão o meu interesse em matriculá-lo nesses estabelecimentos de ensino.

    Acabo deixando aqui o meu desagrado pela forma como fui atendida e lamento que pessoas como esta senhora façam parte da função pública que muitas vezes é apelida de prestar um mau serviço talvez quem sabe por ter pessoas assim a atender ao público.

  4. Boa tarde,

    Gostaria de saber se existem cursos de ensino não regular para uma aluna que ainda não concluiu o 6º ano e que tem 14 anos. Se existem, quais são e se há a possibilidade de esta aluna ingressar num dele, tendo os requisitos acima mencionados

    Aguardo resposta,

    Grata pela atenção

    Cumprimentos,
    Inês Pires 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *