Cultura, Póvoa de Varzim

Exposição de Júlio Resende chega ao fim com visita guiada – P. Varzim

No dia 17 de Setembro, sexta-feira, às 21h00, o Museu Municipal convida a uma última visita guiada à exposição de Júlio Resende, intitulada “O Regresso à Póvoa”.
Patente desde o dia 26 de Junho, a exposição, organizada pelo Casino da Póvoa em conjunto com a Câmara Municipal, encerra a 19 de Setembro e inclui desenhos e pinturas elaborados entre 1958 e 2007.
No catálogo dedicado à exposição, Júlio Resende recorda tempos que passou na Póvoa de Varzim, em virtude de ter leccionado na nossa cidade em 1954. “Cinquenta anos não fizeram esquecer os alunos de então e o seu entusiasmo por essas aulas tão perto dos barcos aguardando novas investidas no mar”, escreveu. Um cenário sempre presente na vida do pintor e que por isso o levou a dedicar a exposição “a todo o Poveiro, talvez como uma das últimas exposições da minha vida”. Sobre as pinturas expostas, Júlio Resende explica que estas resultaram “de vários locais por onde passei, interessando-me pelo modo como o homem e a paisagem sempre constituíam uma dualidade onde quer que ele se encontre e Continente fora. Não surpreendem as técnicas de circunstância empregues, o Desenho e a Aguada, o bloco e a garrafinha de água e o saco onde tudo se leva a tiracolo: até o sonho… A exposição também compreende igualmente a pintura a óleo, aquela que nunca deixei de praticar, identificando-me a um estilo expressionista que não escondo”.
Até domingo, 19, tem oportunidade de visitar a exposição cuja entrada é gratuita.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *