Cultura, Póvoa de Varzim

Mais de 40 mil passaram pelas Bibliotecas de Verão – P. Varzim

Cerca de 40 mil entradas foram contabilizadas, este ano, nas Bibliotecas de Praia, serviço que funcionou de 1 de Julho a 5 de Setembro. A este número junta-se ainda as 1200 entradas registadas na Biblioteca de Jardim na Casa Manuel Lopes, que funcionou nas tardes do mês de Agosto. 
Em conjunto, ambas as extensões dão forma às Bibliotecas de Verão, da responsabilidade da Biblioteca Municipal, iniciativa que contribuiu, uma vez mais, para levar o livro até junto da população, seja na praia, destino preferido de muitos no Verão, seja no jardim, onde à sombra das árvores miúdos e graúdos se deixaram encantar pelas leituras.
Nas Bibliotecas de Praia, instaladas no Diana Bar e na Praia da Lagoa, registou-se uma utilização média diária de 450 pessoas, que tinham inúmeros serviços e actividades à sua disposição. Para além do acesso à literatura geral, infantil ou juvenil, à consulta de revistas e periódicos, ao acesso à internet e à possibilidade de aceder ao empréstimo domiciliário, os utentes puderam ainda assistir a lançamento de livros ou a sessões de poesia. Já os mais novos dividiam-se por entre jogos infantis, sessões de teatro infanto-juvenil, ateliês ou sessões animadas de leitura. 
Na Avenida Mousinho de Albuquerque, a Biblioteca de Jardim na Casa Manuel Lopes alegrou as tardes de Agosto de inúmeras crianças, na sua maioria entre os 1 e os 12 anos, que lá chegaram acompanhadas de familiares ou amigos. Com o objectivo de alargar a oferta de serviços de leitura pública e de actividades de animação da Biblioteca Municipal durante o Verão, complementando os serviços prestados nas Bibliotecas de Praia, a Biblioteca de Jardim é um paraíso ao ar livre, no centro da cidade. E para além das leituras, os utentes tinham ainda actividades de animação que incluíram, este ano, ateliês temáticos, jogos tradicionais, pinturas faciais e oficinas de expressão plástica e motora.
As Bibliotecas de Verão regressam para o ano. Mas para quem aprecia uma boa leitura à beira-mar tem sempre à sua disposição o Diana Bar, que depois de se “vestir” de Biblioteca de Praia ao longo do Verão, retorna a Pólo de Leitura, aberto faça chuva ao faça sol. Pode visitá-la todos os dias das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *