Desporto, Figueira da Foz

Lusiaves Figueira Pro 2010 – Figueira da Foz

O ex-campeão nacional de surf, Bruno Charneca, de 39 anos, e o local António Pedro Fernandes, de 34 anos, vão ser os wildcards, ou convidados, na quarta etapa da Liga ProSurf, que se realiza no próximo fim-de-semana, na Praia do Cabedelo, Figueira da Foz. 

“Bubas”, campeão nacional de surf em 1989/1990/1991, é actualmente o líder do ranking nacional de longboard, após a recente vitória na segunda etapa deste circuito, no fim-de-semana passado, precisamente na Praia do Cabedelo, mas continua a surfar (e bem) de prancha pequena, como irá mostrar a todos durante estes próximos dias 11 e 12. 

António Pedro Fernandes é um dos locais mais atirados da Figueira da Foz, adepto de manobras ditas “new school” mas também excelente “tube rider” e o campeão regional de surf e longboard em título. 

A quarta etapa (quinta, para o circuito feminino) da Liga ProSurf, o circuito que atribui os títulos nacionais da modalidade, conta com perto de 70 atletas inscritos e terá início no próximo Sábado, dia 11 de Setembro, cerca das 8h da manhã, na Praia do Cabedelo. 

Com cerca de 2000 Euros de premiação bruta total e 1000 pontos para o ranking nacional dos vencedores, alguns dos melhores surfistas nacionais fazem questão de marcar presença, como o campeão nacional em título, João Guedes, o top 4 David Luís, o vice-campeão de 2009, Alexandre Ferreira, Eduardo Fernandes, David Raimundo, Nuno Telmo, Leo Belime, Miguel Mouzinho, Edgar Nozes (após ausência na terceira etapa, devido a uma apendicite aguda), Ivo Cação (a jogar em casa e ao ataque, literalmente!), os ex-campeões nacionais Justin Mujica e Gustavo Gouveia, ou mesmo André Pedroso, o primeiro campeão nacional sub-18, em 1993, que assim regressa às competições nacionais, após alguns anos de interregno e de uma lesão em 2009. 

Na prova feminina, destaque para Joana Rocha (Campeã nacional em título), Carina Duarte, Maria Abecassis ou Ana Sarmento, as principais candidatas ao título deste ano, com Francisca Sousa, Filipa Prudêncio ou Joana Andrade a ter também em atenção. 
 

Este será o segundo capítulo de um mês que restabelece o centro do surf nacional na Figueira da Foz – Cidade do Surf – e  que continua com o Lusiaves Figueira Pro 2010, uma etapa de seis estrelas do circuito mundial de surf de qualificação, que se realiza entre os dias 14 e 19 de Setembro e que marca o regresso da Figueira da Foz a um lugar de destaque no panorama mundial dos desportos de ondas, encerrando a perna europeia de Verão do circuito deste ano.

Oito anos após o último grande evento de surf realizado na Figueira da Foz – cidade que inaugurou o ciclo de etapas do WCT (o circuito principal) em Portugal, em 1996 – os melhores surfistas do mundo regressam e integram o projecto que devolve o surf à cidade.

O Lusiaves Figueira Pro 2010 e a Figueira da Foz Cidade do Surf são organizações da EG Events e da Associação de Surf da Figueira da Foz (ASFF) e contam com o patrocínio do Grupo Lusiaves, do Turismo Centro de Portugal, da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Figueira Grande Turismo e do Porto da Figueira da Foz, bem como com os apoios da Buondi, TMN, Sagres, Nissan, SPO, Janga, Carver, inTocha, Verallia, Somaro, Classic Park, Quinta dos Cozinheiros, Pato Real, Rosa Amélia, Casa Mota, Doce Pecado, Pastelaria Dionísio, 3D Lab, Bolt, Barracas, RTP, Mega Hits, Surftotal, Oceanlook, Beachcam, Go-S.TV, Onfire, Surf Portugal e Diário de Coimbra. Estes são ainda dois projectos co-financiados pelo QREN, Mais Centro e pela União Europeia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *