Educação, Vale de Cambra

Centro Educativo Arões-Junqueira inaugurado a 5 de Outubro

O novo Centro Educativo Arões-Junqueira abrirá portas já  no dia 13 de Setembro, apesar da sua inauguração ocorrer só  no dia 5 de Outubro, fazendo parte do conjunto das 100 novas escolas do país que marcarão o Centenário da Implantação da República. O Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Bastos, realçou a importância desta nova infraestrutura educativa considerando-a um exemplo de topo na educação concelhia. 

O novo Centro Educativo Arões-Junqueira representa um investimento de 1. 188.119,21 euros, e é financiado pelo programa FEDER (em 800.367, 96 euros), vindo – de acordo com o Presidente da Câmara Municipal – “implementar uma resposta educativa integrada para a população das duas freguesias, contribuindo para o combate à desertificação no nosso interior, com excelentes instalações e condições para as crianças e para os educadores e professores”.

A Escola aranca já no início deste ano lectivo com mais de uma centena de alunos (113 no total) distribuidos pelas turmas do 1.º Ciclo e do Ensino Pré-Escolar e será inaugurada no dia de aniversário da Implantação da República.

A nova infraestrutura totaliza um conjunto de 10 salas (para aulas do pré-escolar e 1.º ciclo, salas polivalentes e multiusos), mais 5 salas de apoio (como a sala de professores, a secretaria ou o gabinete de associação de pais e encarregados de educação), bem como 1 Biblioteca/Mediateca, 1 refeitório e outros espaços que fazem da nova Escola um exemplo na oferta educativa da Região.

Para complementar ainda mais as condições modernas deste novo Centro Escolar, e porque –  tal como defende José Bastos “as crianças desta zona do Concelho merecem ter as mesmas condições que todas as outras”, a Câmara Municipal construiu ainda uma Piscina coberta, para a qual conseguiu obter do FEDER o financimento de 337 mil euros. Esta infraestrutura está localizada junto a outros equipamentos como o campo de jogos e o parque infantil, estando dotada de infraestruturas indispensáveis à prática da natação e dos desportos aquáticos e preparada para servir simultaneamente a comunidade através de um acesso independente para náo interferir com o normal funcionamento da escola.

“Implementar uma resposta educativa integrada, qualificada e qualificante para a população destas duas freguesias e, simultaneamente, promover a oferta formativa a toda a população” são, de acordo com o Presidente da Autarquia, alguns dos principais objectivos do novo Centro que virá ainda “eliminar escolas isoladas com turmas de anos múltiplos, situação que, do ponto de vista pedagógico, todos sabemos não ser a mais adequada”.    

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *