Cultura, Vila Real de Santo António

“Poesia na Rua” anima Cacela Velha – Vila Real Sto. António

Cacela Velha, no concelho de Vila Real de Santo António, celebra a poesia no mês de Setembro. A iniciativa “Poesia na Rua”, que decorrerá nos dias 17 e 18, promete ser um grande momento cultural em redor das palavras escritas ou ditas em voz alta, mas também de animação, de festa e de partilhas.
 
O programa centrar-se-á na poesia enquanto género literário e artístico, e oferecerá diversas actividades com entrada livre que poderão ser desfrutadas por visitantes de todas as idades.
 
Previstas estão, entre outras, actividades infantis, jogos poético-populares, leituras de histórias e poemas, conversas sobre poesia, apresentações de livros, aulas de poesia, recitais e concertos de Janita Salomé e Carlos Mota de Oliveira, de B-Fachada e do grupo de jazz Miguel Martins Trio.
 
Um dos momentos altos do programa – a “Festa da Poesia” – terá lugar no dia 18 de Setembro, no qual serão ditos poemas por poetas populares, acompanhados pela Banda Filarmónica de Vila Real de Santo António. Prevista está também a leitura de poemas por valter hugo mãe, Juan Andrés Garcia Román, José Carlos Barros, Teresa Rita Lopes, José Mário Silva, Carlos Mota de Oliveira, Luís Filipe Cristóvão, Angél Nunez, António Baeta, José Vela Hernandez, Fernando Esteves Pinto, Tiago Nené, Pedro Afonso e Dinis Nunes.
 
Durante todo o evento, estará ainda em funcionamento um ponto da Biblioteca Municipal com uma área de leitura de livros de poesia, um mercado de livros da responsabilidade da Livraria “Pátio de Letras” e um ponto de troca de livros, contando os espaços de restauração com algumas ementas poéticas. 
 
Organizada pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a iniciativa “Poesia na Rua” tem como ponto de partida a herança poética de Ibn Darraj al-Qastalli, nascido em Cacela no ano de 958, bem como de outros poetas que escreveram sobre esta povoação ou que aqui viveram: Abû al-‘Abdarî, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, Teresa Rita Lopes, Adolfo C. Gago.
 
“Cacela Velha é um lugar mágico, muito poético. Foi aqui que nasceu Ibn Darraj al-Qastalli no ano de 958, por muitos considerado o maior poeta do seu tempo. Por essa razão, por ser uma localidade tradicionalmente associada à poesia, resolvemos celebrá-la, fazendo-a chegar a cada vez mais pessoas, sejam elas munícipes ou visitantes” refere José Carlos Barros, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *