Alcoutim, Cultura

«Três Municípios por uma Região» – Alcoutim

Novo roteiro cultural une os três concelhos do Baixo Guadiana para promover a sua riqueza histórica e cultural.  

A aposta é no território e o objectivo é dar a conhecer a residentes e visitantes a herança histórica dos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

A organização é  da Associação Odiana e dos três municípios que prepararam um leque de actividades dinamizadoras no âmbito da exposição regional «Algarve do Reino à Região»; uma iniciativa da Rede de Museus do Algarve que aborda os últimos mil anos da história algarvia.

O projecto consiste numa dinamização das exposições «Alcoutim, Terra de Fronteira»,  «Castro Marim, Baluarte Defensivo do Algarve» e «VRSA e o Urbanismo Iluminista». Está preparado um roteiro cultural cuja passagem é obrigatória pelas exposições exteriores do território que contam com uma visita guiada pelo território, concurso fotográfico, tertúlia, seminário e um roteiro gastronómico que divulga os pratos tradicionais dos concelhos do Baixo Guadiana. 

Aprender e descobrir o território

Para descobrir a paisagem e redescobrir o património, os participantes (até final de Setembro e mediante reserva) têm a oportunidade de subir o rio Guadiana até  Alcoutim e voltar a VRSA num autocarro panorâmico que os guia pelo território. Também o concurso fotográfico pretende dinamizar as exposições e o património natural e construído do território.

O seminário «Das Origens às Luzes» reflecte as temáticas das exposições e decorre na Biblioteca Municipal de Castro Marim no dia 25 de Setembro, contando com o carimbo do Centro de Estudos do Património e História do Algarve (CEPHA) da Universidade do Algarve. Num tom mais informal decorre a tertúlia, numa embarcação em pleno Guadiana, que trata a temática do contrabando em Alcoutim; a tertúlia conta com a participação do reconhecido humorista Jorge Serafim (20 de Setembro).

Também até 15 de Outubro uma viagem gastronómica por restaurantes dos três concelhos dando a provar as iguarias mais típicas e tradicionais. 
 

CALENDÁRIO: 

– Exposições exteriores dos municípios integradas na exposição «Algarve do Reino à Região» 

– Concurso Fotográfico (recepção de fotografias até 28 Setembro)

– Roteiro Gastronómico (até 15 Outubro)

– Seminário «Das Origens às Luzes» (25 Setembro, Biblioteca Castro Marim) – gratuito

– Tertúlia com o humorista Jorge Serafim (20 Setembro – passeio de barco gratuito no Rio Guadiana)

– Visita Cultural no Rio Guadiana (Agosto e Setembro – mediante reserva)

Para mais informações contacte a Associação Odiana através do tel: 281 531 171 e/ou consulte:

http://www.3mpur.blogspot.com

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *