Educação, Seixal

Investimento de 3 milhões de euros no parque escolar do concelho do Seixal

A Câmara do Seixal inaugura, com a presença da comunidade educativa, no dia 14 de Setembro, às 10 horas, a EB1/JI Nun’Álvares, na freguesia de Arrentela, às 12.30 horas, o refeitório da EB1/JI Miratejo, na freguesia de Corroios, e, às 15 horas, a ampliação e requalificação da EB1 Quinta de S. João, na freguesia de Arrentela, num investimento de 3 milhões de Euros.
 
Este investimento reflecte a política de priorizar a área da educação no concelho, com a concretização do programa de investimento municipal no parque escolar, traduzido na construção, ampliação e qualificação de jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública, garantindo assim condições para que as crianças e os jovens do concelho do Seixal tenham um ensino público de qualidade.
 
Estas intervenções inserem-se num vasto programa de alargamento e qualificação do parque escolar do concelho, que englobam construções de raiz e ampliações de equipamentos, no valor total de cerca de 34 milhões de euros.
 
Criação de 128 novas salas de aula
Os investimentos programados contemplam a intervenção em vários equipamentos, novas construções e ampliações, com a criação de 76 novas salas para o 1.º ciclo do ensino básico e 52 para jardim-de-infância.
No âmbito do alargamento da rede pública de educação pré-escolar, estão previstas as seguintes construções: Jardim-de-Infância (JI) Qt.ª de Cima – Cavadas, Arrentela; JI Qt.ª de S.Nicolau, Corroios; JI Fogueteiro/Qt.ª do Roque, Amora, e JI Vale de Milhaços, Corroios.
 
No quadro da ampliação e qualificação do parque escolar existente, ficaram concluídas em 2010 as intervenções na EB1/JI Miratejo e na EB1 Qt.ª de S. João, Arrentela, estando programadas a ampliação e relocalização da EB1 Dom Nuno Álvares Pereira, Corroios e a ampliação das EB1 Arrentela, EB1/JI Aldeia de Paio Pires e EB1/JI Qt.ª de St.º António, Amora.
 
Saliente-se que a ampliação do pré-escolar nas EB1/JI Qt.ª de S. João, EB1/JI Aldeia de Paio Pires e EB1/JI Qt.ª de St.º António, juntamente com a construção dos JI Qt.ª de Cima – Cavadas, JI Qt.ª de S. Nicolau, JI Fogueteiro/Qt.ª do Roque e JI Vale de Milhaços, representam um investimento superior a 7 600 000 euros, sendo comparticipado apenas em 26 por cento pelo Programa de Alargamento da Rede de Educação Pré-Escolar, do Ministério da Educação (ME), à excepção do JI Vale de Milhaços, que terá unicamente financiamento municipal.
 
Novas escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância
No âmbito da construção de novas escolas do 1.º ciclo do ensino básico, estão concluídas a Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Jardim-de-Infância (EB1/JI) da Qt.ª dos Franceses, Seixal e a EB1/JI Nun’Álvares, Arrentela (em 2010). Encontram-se em fase de concurso a EB1/JI Santa Marta do Pinhal, Corroios e a EB1/JI Redondos, Fernão Ferro.
Está ainda prevista a construção da EB1/JI Qt.ª do Batateiro, Amora.
 
Pavilhões desportivos
Relativamente à construção de novos pavilhões desportivos escolares, obras que são da competência do Ministério da Educação, foi concluído em Setembro de 2009, com investimento municipal, o Pavilhão Desportivo da EB 2, 3 Dr. António Augusto Louro, Arrentela, e está prevista a construção dos Pavilhões Desportivos das EB 2, 3 Corroios (com um investimento de 1 400 000 €, ao abrigo de protocolo com o ME), assim como o Polidesportivo Coberto da Escola Secundária João de Barros, Corroios.
 
A autarquia continua a reivindicar junto do ME a construção dos Pavilhões Desportivos das B 2, 3 Vale de Milhaços, Pinhal de Frades e Cruz de Pau, dando cumprimento aos acordos de colaboração assinados com o ME a 28 de Abril de 2000.
 
2.º e 3.º ciclos e ensino secundário
Quanto aos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, da responsabilidade do ME, a Câmara Municipal reivindica as seguintes construções: EB 2, 3 Santa Marta do Pinhal, Corroios (objecto de protocolo com o ME; investimento de 5 milhões de euros; em fase de concurso), EB 2, 3 Bacelos de Gaio, Paio Pires; Escola do Ensino Básico Integrado de Fernão Ferro (Morgados), Escola Secundária de Corroios e Escola Secundária de Fernão Ferro (Laranjeiras). Saliente-se que foi finalmente concluída em 2009, a requalificação da EB 2, 3 Nun’Álvares, Arrentela.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *