Portimão, Sociedade

Bioblitz Alvor: 2010 atraiu 380 pessoas e foram identificadas cerca de 268 espécies em 24 horas – Portimão

Decorreu no passado fim-de-semana, em Portimão, no cenário natural da Ria de Alvor, mais uma edição do Bioblitz Portugal que superou todas as expectativas, quer ao nível do número de participantes, quer pela dinâmica conseguida neste evento.

O balanço do Bioblitz é extremamente positivo, tendo sido considerado um sucesso pelos participantes, investigadores e organização. Para além das cerca de 380 pessoas inscritas e que integraram os diversos grupos de investigação e oficinas  dezenas de outros curiosos passarem pelas oficinas livre de inscrição, assistiram ao debate “ A Ria de Alvor e nós” , ao CineEco ou demais actividades livre de inscrição e que captaram a atenção de todos aqueles que passaram pela zona ribeirinha de Alvor durante o fim de semana.

No total foram identificadas 268 espécies. tais como, 55 espécies de Botânica embora esta não seja a melhor época do ano, pois as plantas não estão em flora, os participantes tiveram oportunidade de ver fotografias das plantas identificadas na actividade “Plantas Invisíveis” O grupo destinado à descoberta das Borboletas identificou 33 espécies, o das Formigas 12 e na actividade da identificação de Aves, foram observadas 21 espécies.

Na análise de Diatomáceas que requer um trabalho minucioso de identificação destas espécies para chegar  ao género, foram identificados 6 géneros. Já na Herpetologia foi possível explorar 5 espécies incluindo uma cobra, sendo que se estivéssemos na época das chuvas, poderiam ter chegado às 25 espécies diferentes.  
 

Foram entretanto identificadas 4 espécies de mamíferos e 17 espécies de aves marinhas.

Finalmente, no grupo em Mergulho foram observadas um total de 114 espécies entre peixes (40 espécies); algas (9) e invertebrados (65 espécies).

É ainda de registar que o perfil dos participantes foi muito diversificado, tendo em conta que variou nas idades e contou com pessoas de áreas profissionais muito distintas. Desta forma, o Bioblitz:Alvor 2010 cumpriu um dos principais objectivos, levar a sua temática a um público alargado e heterogéneo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *