Cultura, Póvoa de Varzim

Banda Musical em concerto dia 12 – P. Varzim

 Domingo, dia 12, às 17h00, a Banda Musical da Póvoa de Varzim dá um concerto no palco do Passeio Alegre.
O concerto é gratuito e terá o seguinte programa: La Fiesta – Paso Doble, de Luis Cardoso, Fantasma da Ópera, de Johan de Meij, uma selecção da ópera Carmen, de Georges Bizet, Czardas, de Vittorio Monti, España Cani, de Toshio Mashima, um medley de músicas de Santana, da autoria de Giancarlo Gazzani, Carioca, de Naohiro Iway. O concerto terminará com uma rapsódia de Cantares das Regiões, da autoria de Ilídio Costa e com o Hino da Banda Musical da Póvoa de Varzim, também da autoria de Ilídio Costa.
Fundada em Junho de 1864, a Banda Musical tomou o nome de Banda de Música Povoense ou Banda Marcial Povoense. Em Agosto de 1906 adopta o nome de Banda Musical dos Bombeiros Voluntários.
Em 1925 passa a designar-se por Sociedade Musical Banda Povoense mas, com a dissidência de alguns elementos, uma nova banda foi fundada com o nome de Associação da Banda Musical “A Poveira”.
A 10 de Abril de 1947 ambas as bandas se unem e surge a Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim, hoje Instituição de Utilidade Pública.
A Associação é composta pela Orquestra Ligeira e pela Banda Musical, contando actualmente com mais de 60 elementos, 80% dos quais jovens músicos nascidos na Póvoa e formados nas escolas da própria Banda.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *