Sardoal, Sociedade

Sardoal é Vila há 479 anos e celebra com festas dentro das Festas

Sardoal celebra 479 anos em que, de lugar, foi elevado à categoria de Vila, por Carta Régia de D. João III, passada em 22 de Setembro de 1531. Por isso, desde 1977 que 22 de Setembro é o Dia do Concelho.

As Festas do Concelho de Sardoal que, no actual figurino, existem há 24 anos, são por isso, uma ocasião única para a divulgação das potencialidades locais e para a dinamização de pessoas, entidades e associações.

As Festas do Concelho de Sardoal 2010, decorrem entre 22 e 26 de Setembro, e contemplam um diversificado programa de animação, assumindo-se como um evento de grande abrangência sócio-cultural, turística e lúdica.

Nas Festas têm lugar, este ano, as Jornadas Europeias do Património (TAGUS), um Seminário Florestal, o VIII Festival Hípico, a Mostra de Artesanato, uma Prova de Resistência em BTT e um Encontro de Motards.

No plano literário serão apresentados dois livros, o “Livro Primeiro da Misericórdia de Sardoal” (entidade que comemora 500 anos de existência) e a antologia “Alquimias”, de Ângelo Rodrigues. Será ainda apresentada a última edição da revista de história local “Zahara”. Nas artes-plásticas estará patente ao público a Exposição de Pintura Contemporânea, de Jorge Lopes, designada “Ser o Rei para quê?” e uma mostra documental sobre património.

A vertente gastronómica será assegurada pelos estabelecimentos locais de restauração e por diversas associações que instalam tasquinhas com receitas típicas da cozinha tradicional.

O programa musical terá vários pontos altos, dos quais se destacam as actuações de Susana Felix, Carlos Guilherme e Anabela, Ana Laíns, “One Vision” – tributo aos “Queen”, GETAS, Filarmónica União Sardoalense, “Resineiros” de Alcaravela, um Recital de Piano e muitos grupos de música e de animação de rua.

Várias colectividades e associações apresentam programas paralelos de animação, com música de baile e arraial. Aqui merece destaque o programa complementar levado a efeito pelo GETAS, na sua sede, com fados, café-teatro, performances e um espectáculo com Rui Pimpão, uma voz do programa da RTP “Contra Informação”. Promove ainda jogos tradicionais e largada de balões.

            Nos espaços das Festas, diversas instituições militares e civis, entidades regionais e concelhias de carácter público e agentes económicos promovem os seus produtos e serviços ou fazem balanços da sua actividade.

            Os festejos, organizados pelo Município, com o apoio da Associação Comercial e Serviços, TAGUS, Junta de Freguesia de Sardoal, Caixa Geral de Depósitos, Associação Recreativa da Presa e muitas outras entidades, desenrolam-se em diversos locais nobres da Vila: Praça da República, Praça Nova, Centro Cultural Gil Vicente, Freião, Tapada da Torre, ruas da Vila em geral, para além de diversas aldeias por onde passarão motards e praticantes de BTT.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *