Marinha Grande, Sociedade

Marinha Grande vai ter Loja Social

A Marinha Grande vai ter uma Loja Social que funcionará na Rua Pereira Crespo, no centro tradicional da cidade, com o objectivo de combater a pobreza através de apoios que assegurem a satisfação das necessidades das famílias. A sua abertura ao público poderá ocorrer até final do mês de Outubro.

O projecto tem como entidades promotoras a Câmara Municipal e a Associação Novo Olhar, que tem também a seu cargo a organização e funcionamento da Loja.

São parceiras do projecto: ADESER II, Rotary Club da Marinha Grande, Escola Calazans Duarte – Projecto Escolas com Escolhas, Associação de Desenvolvimento e Cooperação Atlântida e Associação de Ocupação de Tempos Livres do Sport Operário Marinhense.

Face ao actual contexto socioeconómico vivido no concelho da Marinha Grande e cujas consequências atingem as famílias mais vulneráveis, a criação de uma Loja Social poderá vir a atenuar as dificuldades e necessidades imediatas dessas famílias, através da distribuição ou troca de bens e serviços.

A Loja Social é um projecto que visa potenciar a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando os recursos existentes, eliminando sobreposições de intervenção e permitindo um melhor planeamento dos serviços e celeridade dos mesmos.

A implementação da Loja Social visa ainda combater a pobreza através de apoios que assegurem a satisfação das necessidades das famílias, estimulando a sua participação e privilegiando o trabalho de proximidade com os parceiros locais.

A Loja Social tem como objectivos:

– Apresentar-se como um recurso complementar às intervenções de carácter social, dirigidas a agregados carenciados do concelho;

– Promover e contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias em situação de maior vulnerabilidade identificada pelas entidades competentes, através da disponibilização de bens;

– Potenciar o envolvimento da sociedade civil, empresas, instituições e de toda a comunidade na recolha de bens.

De entre as competências da Loja Social destaque para a garantia do bem-estar e dignidade dos seus beneficiários; promoção da participação do Banco Local de Voluntariado do Concelho da Marinha Grande na dinâmica da Loja Social; e estimulo do interesse, da participação e da responsabilidade dos beneficiários pelo bom funcionamento da Loja Social.

A Loja Social disponibilizará bens como: vestuário, brinquedos, material didáctico, livros, mobiliário, equipamento doméstico, pequenos electrodomésticos e artigos de puericultura. Os bens serão de três tipos: para doação, para troca a baixo custo ou para empréstimo.

A Loja Social funcionará com os tipos de serviços mediante a disponibilidade e competências das pessoas inscritas. Pode contemplar, por exemplo, valências de costura, electricista, mecânica, passagem de roupa a ferro, limpezas.

Os serviços podem ser trocados por um banco de horas, que consiste na prestação de um outro serviço no mesmo número de horas que recebeu o serviço de outra pessoa.

Banco de Voluntariado precisa-se

Os colaboradores da Loja Social serão as pessoas recrutadas e treinadas pelo Banco Local de Voluntariado, para o qual todos os interessados em colaborar deverão apresentar a sua candidatura junto da ADESER II.

Os responsáveis pelo funcionamento da Loja terão como funções: receber e fazer a triagem dos bens; limpar e cuidar da higiene da Loja Social; registar o material doado; registar os serviços a que cada pessoa se disponibiliza; atender os utentes da Loja e garantir o contacto e articulação com os vários serviços da comunidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Moro desde Julho de 2010 na Marinha Grande tenho 59 anos -desenhador -pre-reforma edp.

    Gostava de participar em alguma actividade de voluntariado no sentido de ocupar o tempo e servir a comunidade.
    aqui fica a m mens. envio saudaçoes

    Mario Fernando Ramiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *