Cultura, Portimão

Lágrimas de Saladino, Talk Show de Rui Horta, Sinfonietta de Lisboa, Madame Godard e Pinóquio no TEMPO – Teatro Muncipal de Portimão

Depois de um curto interregno de Verão, o TEMPO está de regresso.  

A nova temporada tem início já na próxima sexta-feira, dia 10 de Setembro, com a inauguração da Exposição Viagens, do pintor algarvio Vila, assim como o lançamento do seu livro Trajectos – Cinco Décadas de Encontros. O programa continua noite no Café Concerto dentro com Fernando Alvim, um dos grandes mestres da guitarra portuguesa que, durante parte da sua carreira musical, acompanhou Carlos Paredes. Fernando Alvim, na guitarra dedilhada, far-se-á acompanhar, à guitarra portuguesa, por Ricardo Marques, num encontro de gerações onde se cruza o passado e o presente deste instrumento tão português. 

A oferta musical prossegue com o ciclo de concertos integrado no Programa de Comemorações do 150º Aniversário do Nascimento de Manuel Teixeira Gomes. No dia 17 deste mês, a Sinfonietta de Lisboa e o pianista Jorge Moyano prestam homenagem a três compositores germânicos que inspiravam o estadista português. No dia 12 de Novembro será apresentado o último concerto deste programa. A Orquestra do Algarve, acompanhada pela pianista Ching-Yun Hu, dedica o seu concerto ao grande compositor alemão Ludwig van Beethoven.  

Ainda no domínio da música, destaque para a Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) dirigida pelo Maestro Pedro Carneiro. Em Outubro a OCP apresenta De Viena a Budapeste e, em Dezembro, um belíssimo concerto de Natal.

Destaque também para o projecto Novos Sons que segue com novas propostas para o Café Concerto. Madame Godard, Electric Willow e Samuel Úria são os três nomes de referência do panorama da música portuguesa que marcarão presença neste espaço.   

Mas Manuel Teixeira Gomes será também celebrado através da dança contemporânea, com a apresentação do projecto Corpo Estranho (que integra as criações de Rui Horta, As Lágrimas de Saladino, em Setembro e Talk Show, em Outubro).  Esta celebração continua ainda através do teatro com Um Homem Singular, da ACTA, que recria a biografia geográfica e sentimental deste viajante portimonense. Completam a evocação de Teixeira Gomes e do seu tempo, a instalação Rostos em 100 Anos 100 Anos em Rostos, de Roberto Lopes e José María Guerrero, patente em Outubro, e a exposição Excesso de Bagagem, de Susana Medeiros, agendada para Novembro. 

A programação do TEMPO regressa e com ela a Oficina do Espectador que reabre o ano escolar com o espectáculo Cou Cou, de 16 a 18 de Setembro. Uma primeira experiência teatral para crianças dos 6 meses aos 3 anos de idade pela Companhia Jardins Insolites. Em Outubro, é altura de passear e viajar no tempo com a República. De 6 a 9 de Outubro, A Bicicleta da República, um projecto da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, vai ajudar as crianças dos 6 aos 12 anos a compreender como ocorreu a passagem da Monarquia à República. Em Novembro, e ainda no âmbito das comemorações do aniversário de Manuel Teixeira Gomes, a Oficina do Espectador propõe Uma Viagem em Forma de Cadernos, mais uma produção do TEMPO em colaboração com Susana Medeiros e Manuela Pedroso.  

Uma oficina para crianças dos 6 aos 12 anos que se apresentará também numa versão especial para seniores. Uma Viagem em Forma de Cadernos apresenta uma reflexão sobre como era viajar no tempo de MTG e como a facilidade com que hoje se viaja pode alterar a nossa percepção do mundo. Em Dezembro, e para encerrar o ano de 2010, a Oficina do Espectador apresenta Pinóquio, a partir de um conto original de Carlo Collodi, numa encenação de Sónia Barbosa. Um clássico das histórias infantis para fazer sonhar pequenos e graúdos no mês de Natal.    

Os bilhetes estão a venda na bilheteira do TEMPO de terça a sábado entre as 14h00 e as 19h00 e em dias de espectáculo entre as 14h00 e as 21h30. Reservas podem ser realizadas através dos contactos 282 402 478 / 961 579 917.

Mais informações em www.teatromunicipaldeportimao.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *