Póvoa de Varzim, Sociedade

Festas de Nossa Senhora das Dores – de 12 a 21 de Setembro – P. Varzim

O mês de Setembro recebe uma das festas religiosas mais participadas do concelho que traz à Póvoa de Varzim muitos visitantes.
De domingo, 12, a terça-feira, 21, terão lugar as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora das Dores.
A Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores é responsável pela organização das comemorações que, para além das solenidades, contemplam a realização de dois arraias nocturnos.
A abertura das festas no dia 12 será assinalada com a girândola de morteiros e repique dos sinos a marcar o começo da Missa Solenizada, às 10h30, na Igreja de Nossa Senhora das Dores. Às 18h00 terá início o Septenário de Nossa Senhora das Dores que será celebrado todos os dias, à mesma hora, com Missa Vespertina. Os Sermões vão estar a cargo do Padre José da Costa Araújo.
No dia 18, às 22h00, poderá assistir ao 1º Arraial Nocturno, com a exibição do Rancho Caxineiro e do Rancho Folclórico de Santa Eulália de Beiriz, seguido do Grande espectáculo de fogo preso e fogo de jardim.
No domingo, 19, haverá Missa Solene, às 10h30, e pelas 16h00 irá sair da Igreja de Nossa Senhora das Dores a Grandiosa Procissão presidida pelo Rev.º Pároco da Matriz, António Torres, com acompanhamento da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários e da Banda Musical da Póvoa de Varzim. A procissão de Nossa Senhora das Dores começou por se realizar no quarto domingo de Agosto para se fixar desde o início do século passado no terceiro domingo de Setembro. Milhares de penitentes, de todas as idades e categorias sociais, incorporam-se todos os anos no cortejo religioso, na maioria descalços e com velas do seu tamanho na mão ou representativas da parte do corpo onde se pretende que ocorra a cura. O itinerário da procissão é o seguinte: Rua Dr. Fernando Barbosa, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua dos Cafés, Passeio Alegre, Avenida dos Banhos, Rua Elias Garcia, Rua António Graça, Avenida Mousinho de Albuquerque e Largo das Dores. À noite, às 22h00, não perca o 2º Arraial Nocturno, com a actuação do Grupo de Danças e Cantares de Amorim e do Rancho Folclórico das Carvalheiras de Argivai, seguido do Grande Festival Pirotécnico.
Destaque, ainda, para a tradicional Feira da Louça, a partir das 9h00 do dia 20, segunda-feira, e para a cerimónia do Beija-Mão da Senhora que decorre no dia 21, entre as 16h00 e as 23h00, atraindo centenas de devotos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *