Oliveira de Azeméis, Sociedade

Campanhas de sensibilização marcam Semana da Mobilidade em Oliveira de Azeméis

Nos dias 16 e 22 de Setembro a Câmara de Oliveira de Azeméis promove, junto da população, três campanhas de sensibilização no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.
A iniciativa da Comissão Europeia é assinalada pelo município desde 2004 com o objectivo de despertar nos munícipes novas atitudes face ao ambiente.
O programa de 2010 aposta na sensibilização de todas as camadas da população com as campanhas «Eco-condução», «Dê descanso ao carro…a sua saúde e o ambiente agradecem» e «Se o automóvel é a sua única alternativa, utilize-o protegendo o ambiente».
A primeira campanha de sensibilização, destinada aos funcionários da autarquia e aos automobilistas que atravessam as ruas pedonais Bento Carqueja e António Alegria, realiza-se a 16 e 22 e visa transmitir ao público algumas regras de eco-condução.
A 22 de Setembro, com o apoio de alunos da CERCIAZ e da Guarda Nacional Republicana (GNR), os utilizadores das ruas pedonais serão agraciados com uma mensagem e informação sobre a importância de andar a pé para o ambiente e para a saúde. Já os automobilistas que atravessem as artérias do núcleo antigo serão confrontados com a necessidade de adoptarem modelos de transporte mais sustentáveis.
No mesmo dia sai para a rua a campanha «Se o automóvel é a sua única alternativa, utilize-o protegendo o Ambiente». Segundo a autarquia, «pretende-se sensibilizar e informar os condutores do uso correcto do automóvel, quer na condução, quer na manutenção, de forma a adoptarem hábitos e comportamentos mais adequados que poderão contribuir para a redução do consumo de combustível e das emissões de carbono».
A campanha será disponibilizada no site do município, estando prevista a distribuição de folhetos informativos pelas quatro escolas de condução do concelho.
A adesão da autarquia à Semana Europeia da Mobilidade, este ano sob a temática «Mobilidade mais inteligente, uma vida melhor», fica assinalada ainda com acções de prevenção rodoviária, da responsabilidade da GNR, atelier de transportes, rastreios de saúde, caminhadas nocturnas, actividades desportivas, corrida de carros solares, em parceria com a EB 2,3 de Loureiro, e a distribuição de folhetos sobre alimentação saudável.
A melhoria da mobilidade urbana tem suscitado intervenções do executivo ao nível da pintura de passadeiras, eliminação de barreiras arquitectónicas, arranjo de pavimentos, rampas de acesso, relocalização das papeleiras de forma a não constituir um obstáculo a utentes de mobilidade condicionada e realização de um inquérito aos utentes dos Transportes Urbanos de Oliveira de Azeméis (TUAZ) para o alargamento do actual circuito.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *