Marinha Grande, Sociedade

“Refúgio moderno” em São Pedro de Moel – Marinha Grande

A Tese de Mestrado em Arquitectura intitulada “S. Pedro de Moel: Um Refúgio Moderno”, da autoria de Emmanuella Silva da Quinta, é apresentada no dia 11 de Setembro de 2010 (sábado), pelas 21h30, na Casa – Museu Afonso Lopes Vieira, localizada na Rua Adolfo Leitão, nº4, em São Pedro de Moel.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande e tem entrada livre.

Esta tese centra-se nas casas unifamiliares construídas dentro do “Estilo Moderno” em S. Pedro de Moel, no período decorrido entre 1947 e 1974. Parte da “magia” de S. Pedro de Moel deve-se ao facto de aí se poderem identificar vários exemplos da arquitectura que se edificou durante o século XX, em Portugal.

A Arquitectura Moderna executada na década de 50, em Portugal, ficou conhecida por ‘moderno escondido’. Daí o interesse especial em analisar esses edifícios que se encontram em S. Pedro de Moel, “de forma a revelar a identidade do ‘moderno escondido’ que por este país continua à espera de ser encontrado, explica a Mestre.

Emmanuella Silva destaca que “o trabalho de catalogação dos edifícios, apresentado sob a forma de fichas de análise, será uma base de dados para futuros estudos sobre o Moderno em Portugal e ajudará a valorizar este património arquitectónico que ainda não é reconhecido como tal”.

De acordo com a autora, “a Arquitectura Moderna, mais ou menos metodológica, conquistou o seu lugar em S. Pedro de Moel, e hoje, este lugar permanece como testemunho desse momento singular, disperso, pouco extenso e pouco reconhecido em Portugal. Para descobrir este ‘moderno escondido’ basta estar atento à arquitectura que nos rodeia, como se tentou fazer em S. Pedro de Moel”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Deve ser uma obra maravilhosa para quem, como eu, esteve muitos dias de paraia e até noutras alturas não balneares em S. Pedro de Muel. Para além desse facto, pretendo aumentar uma Biblioggrafia Marinhense – Guia de Fontes, pelo que gostaria me enviasse cópi da tese, após tal ser possível. Bom êxito para o seu trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *