Cultura, Vendas Novas

Vendas Novas homenageia José Saramago

No dia 7 de Setembro Vendas Novas vai homenagear José Saramago, a título póstumo, com a atribuição da medalha de ouro da cidade. Com efeito, é pelas mãos do único vencedor português do prémio Nobel de Literatura, que a terra de Vendas Novas aparece referenciada num dos maiores romances sobre o Alentejo, na obra «Levantado do Chão». A efeméride vai decorrer no âmbito das comemorações do 48º aniversário da elevação de Vendas Novas, durante a Sessão Solene, que terá lugar por volta das 11h00, no Auditório Municipal.
“Cala-te aí, mulher, que eu sei o que faço, na Landeira é boa gente, há trabalho que compense…”, refere “Domingos Mau-Tempo”, um dos protagonistas da obra «Levantado do Chão». E, mais adiante, “…Agora está João Mau-Tempo dentro do posto de Vendas Novas….cá está o cavalheiro que vai passear comigo até Lisboa…”.., refere o autor, quando João Mau- Tempo”, trabalhador proletário agrícola, é preso pela GNR em Vendas Novas e transportado pela PIDE para Lisboa .
A atribuição da Medalha de Ouro da Cidade de Vendas Novas visa “distinguir pessoas singulares e colectivas que se notabilizem por altos méritos pessoais, por excepcionais feitos cívicos ou por relevantes serviços prestados ao Município”. Com efeito, José Saramago, nunca separou o escritor do cidadão. Teve, ao longo da sua vida, uma intervenção permanente na esfera pública, nunca abdicou de um comprometimento com uma visão crítica do mundo, nunca deixou de se indignar perante injustiças e desigualdades sociais e económicas.
A iniciativa vai também homenagear, a título colectivo, com a Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro, a “Associação Desportiva de Caçadores e Pescadores”. Esta associação, criada a 4 de Agosto de 1975, tem mais de 35 anos de actividade continuada a nível desportivo e recreativo em Vendas Novas, principalmente nas áreas da caça, pesca e tiro com armas de caça. Do historial da associação fazem já parte vários troféus individuais e colectivos, entre os quais destacamos a conquista da Taça de Portugal em 1976 na modalidade Tiros com Armas de Caça.
A medalha de Mérito Municipal – Classe Prata, vai ser atribuída ao Grupo Desportivo “Os Aliados”. Estes contam já com 20 anos de actividade contínua a nível desportivo e recreativo em Vendas Novas, com particular destaque para o futebol feminino. “Os Aliados” têm-se assumindo como verdadeiros lutadores, mostrando a sua garra em alcançar os objectivos traçados ao longo dos seus 20 anos de existência. A prova desse esforço é a conquista de diversos troféus e medalhas em torneios disputados em diversas regiões do país. O presente ano traduz um período de grande empenho na consolidação do futebol feminino, com a passagem a actividade federada e a consequente disputa do campeonato distrital da modalidade.
A atribuição das Medalhas de Mérito Municipal – Classe Ouro e Prata visa “distinguir pessoas singulares ou colectivas que por serviços importantes prestados no Município ou que daí advenham benefícios para o concelho…, se imponham à admiração e ao reconhecimento público”.
A atribuição de Insígnias/Condecorações, ou seja, o galardão máximo do Município que distingue pessoas individuais ou colectivas que se tenham destacado pelos feitos excepcionais praticados, já vem sendo uma tradição anual nas comemorações da elevação de Vendas Novas a concelho. O Município de Vendas Novas atribui estas Insígnias/Condecorações como uma forma justa e digna de homenagear instituições e individualidades que têm trabalhado em prol do desenvolvimento do concelho e da região.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *