Lamego, Sociedade

Jovens voluntários de Lamego detectam primeiros focos de incêndio

     Todos os dias, durante a actual época de Verão, uma equipa de quatro jovens percorre os principais trilhos da Serra das Meadas, no concelho de Lamego, com os olhos postos no horizonte em busca de eventuais focos de incêndio na região. Sempre que detectam o mínimo indício de fogo, os voluntários telefonam de imediato para o 117 para evitar que este assuma maiores proporções. Apesar da região estar a ser fustigada por um grande número de incêndios, alegadamente de origem criminosa, a acção desenvolvida pelos 20 jovens que integram o Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas permite “atacar” rapidamente estas calamidades com os meios adequados.

     A actuação das equipas de vigilantes estende-se à vigilância fixa e móvel nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação e à sensibilização das populações para o problema dos incêndios, percorrendo, alternadamente, dois circuitos distintos na Serra das Meadas. Durante esta rotina, a área envolvente ao Parque Biológico, situado no cimo desta serra, merece uma atenção especial por ser densamente arborizada.

     Implantado no terreno entre 1 de Julho e 15 de Setembro, este projecto é coordenado pela Câmara Municipal de Lamego, após a aprovação da candidatura apresentada ao Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas, promovido pelo Instituto Português da Juventude (IPJ). Ao todo, os jovens vigilantes de Lamego registaram até ao momento dezenas de ocorrências.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Parabens aos jovens pelo seu belo exemplo de cidadania e pelo modo saudável de gozar as férias com os olhos nos belos panoramas que os horizontes da Serra das Meadas oferecem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *