Cultura, Lousã

21ª Mostra Nacional de Artesanato e Festival de Gastronomia – Lousã

O Parque Municipal de Exposições da Lousã acolhe, de 02 a 05 de Setembro a 21ª Mostra Nacional de Artesanato e Festival de Gastronomia.
 
Esta mostra tem como objectivo valorizar as artes e ofícios e a gastronomia tradicional, contribuindo para a preservação e divulgação da cultura portuguesa.
 
A 21ª Mostra Nacional de Artesanato encontra-se já com todos os espaços (cerca de 70) ocupados por artesãos de todo o país, tendo sido dada primazia aos artesãos que efectuem trabalho ao vivo, contribuindo assim para um enriquecimento do certame.
 
No que respeita ao Festival de Gastronomia, que se realiza no exterior do Parque Municipal de Exposições, também foram ocupados todos os espaços com representações de diversos pontos do país, sendo que as tasquinhas serão, uma vez mais, da responsabilidade de Associações locais.
 
O Programa da 21ª Mostra Nacional de Artesanato e Festival de Gastronomia da Lousã procurou ser o mais diversificado possível, sendo de destacar a inauguração oficial do certame, no dia 02 (5ª Feira), pelas 18h.
 
Pelas 21h30m subirá a palco “Ruizinho de Penacova”.
 
Já no dia 03 (6ª Feira), pelas 19h30 o “Grupo Harmonia” animará a zona das tasquinhas, seguindo-se a actuação, pelas 22h, do “Grupo de Musica Popular Portuguesa Vira Milho”.
 
No dia 04 (Sábado), pelas 19h30, o grupo “Us´Batmal” animará a zona das tasquinhas, seguindo-se, pelas 22h, um dos momentos altos do certame com o espectáculo “Uma viagem p´lo Fado”, com o consagrado fadista António Pinto Basto e José Gonçalez.
 
No dia 05 (Domingo), pelas 08h,com concentração no Parque Municipal de Exposições, será promovida uma caminhada intitulada “A pé pelos caminhos do Xisto-Rota das Aldeias do Xisto”, inserida no IV Encontro Nacional de Caminheiros da Lousã.
Das 10 às 13h, no Largo do Pelourinho (Junto ao Edifício dos Paços do Concelho) terá lugar o Mercadilho – Mercado de Agricultura Biológica da Lousã.
 
Pelas 21h30m no recinto do Parque Municipal de Exposições, subirá a palco Jorge Batista que encerrará mais uma edição da Mostra Nacional de Artesanato e Festival de Gastronomia.
 
Durante todos os dias do certame, encontrar-se-ão em funcionamento tasquinhas típicas com algumas iguarias de todo o país.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *