Cultura, Turismo, Vendas Novas

Município de V. Novas assina Protocolo de Dinamização do Montado Alentejano como Bem Cultural Universal

O Município de Vendas Novas já integra a lista de parceiros do Protocolo de “Dinamização do Montado Alentejano como Bem Cultural Universal”. Com este protocolo, celebrado com a Turismo Alentejo, E.R.T., o Município assume o compromisso de participar numa parceria colectiva para uma candidatura do Montado Alentejano ao Património Mundial da Organização para a Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas (UNESCO).
Com a assinatura deste protocolo, a autarquia pretende dar o seu contributo para garantir a sustentabilidade da “Dinamização do Montado Alentejano como Bem Cultural Universal”, objecto de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Alentejo, INALENTEJO. Assim, na medida das suas possibilidades, e por solicitação da Turismo do Alentejo, E.R.T., a Câmara Municipal compromete-se a partilhar os recursos humanos especializados dos seus departamentos, bem como os equipamentos e os meios logísticos que se venham a revelar ajustados aos trabalhos de instrução e capacitação do dossier de candidatura.
A candidatura do Montado Alentejano ao Património Mundial da UNESCO vem revelar um interesse colectivo de uma região em valorizar o que a diferencia, aumentando a sua visibilidade e atraindo visitantes internacionais. Deve ser encarada como uma oportunidade para promover a cooperação entre as instituições regionais, de modo a contribuir para o desenvolvimento da região. O Montado Alentejano enfrenta hoje ameaças eminentes, sobretudo as que indicam a substituição deste tipo de cultura e paisagem milenar por outras formas mais rentáveis, pondo de parte as preocupações relacionadas com a sustentabilidade ambiental e com o desenvolvimento sustentado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *