Marinha Grande, Sociedade

Artes Plásticas e Design Industrial – Marinha Grande

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai atribuir o “Prémio Pintor Fernando de Azevedo”, no valor de 15 mil euros, ao vencedor da Bienal Internacional de Artes Plásticas e Design Industrial. As obras a concurso deverão ser apresentadas de 16 a 22 de Setembro, no Parque Municipal de Exposições.

Esta edição está aberta à participação de artistas plásticos e designers nacionais e estrangeiros e terá como Comissário o Presidente da Câmara Álvaro Marques Pereira e como Directores de Arte Raquel Fernandes da Silva Guerra Prates e o Artista João Murillo.

Preferencialmente as obras a apresentar a concurso deverão ser de expressão contemporânea. A Temática da Bienal Internacional de Artes Plásticas e Design Industrial em 2010 é “Artes Plásticas: O Vidro e o Design Industrial”. A temática deverá estar presente como veículo de criação, quer na sua subjectividade, quer na sua substantividade.

O júri convidado para a Bienal 2010 é composto pelas seguintes personalidades representativas da cultura artística contemporânea: a Pintora Emília Nadal, Presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes; a Escultora Luiza Gonçalves, Membro da Direcção da Cooperativa Árvore; o Eng.º António Noivo como consultor técnico vidreiro de reconhecido mérito; João Prates, Director do Centro Português de Serigrafia e Miguel Matos, Curador e Crítico de Arte, Director da Publicação Umbigo.

Será atribuído o Prémio “Pintor Fernando Azevedo” patrocinado pela empresa Gallo Vidro em 15.000€ (Quinze mil euros).A obra premiada fica a pertencer à Câmara Municipal da Marinha Grande. Serão igualmente atribuídas Menções Honrosas.

Bienal de 22 a 31 de Outubro

A Bienal Internacional de Artes Plásticas e Design Industrial é organizada pela Câmara Municipal e irá apresentar as obras seleccionadas em Setembro, de 22 a 31 de Outubro, no Parque Municipal de Exposições.

 
 

A Bienal Internacional de Artes Plásticas e Design Industrial é um Salão de Arte Contemporânea nas diferentes áreas: pintura, escultura, instalação, desenho, fotografia e design industrial.

Na Bienal Internacional de Artes Plásticas e Design Industrial será homenageado o Mestre Vidreiro Marinhense Diamantino dos Santos (Pimenta), numa Exposição Retrospectiva da sua obra (extra-concurso) que terá lugar próprio e o devido destaque no catálogo da Bienal.

O artista Artur de Cruzeiro Seixas, expoente máximo do movimento Surrealista será homenageado na Feira Internacional de Arte Contemporânea e Design que integrará a Bienal.

A Feira Internacional de Arte Contemporânea e Design da Marinha Grande contará com uma Exposição de Homenagem a Cruzeiro Seixas; com uma Exposição Colectiva do movimento “Nouvelle Figuration”, com alguns dos nomes mais expressivos do movimento que dominou o cenário criativo francês nos anos 60/70; e também com uma Exposição Colectiva de Artistas Plásticos e Designers Nacionais e Internacionais.

Para a obtenção dos regulamentos, boletins ou outros esclarecimentos, visite os sítios de internet www.cm-mgrande.pt ou www.artelection.com.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *