Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

Maratona fotográfica de Verão

O Movimento Fotográfico de Arouca vai organizar este sábado a Maratona Fotográfica de Verão.
Tal como as restantes maratonas, esta é parte integrante do «Projecto 20 Freguesias», que a colectividade organiza ao longo deste ano, culminando numa exposição colectiva e numa edição de postais sobre as 20 freguesias do concelho.
A actividade servirá também para identificar locais com potencial fotográfico para o projecto, que poderão mais tarde ser visitados pelos participantes, certamente obtendo resultados diferentes dos obtidos nas maratonas.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Visita à casa museu Ferreira de Castro

A casa que viu nascer o escritor José Maria Ferreira de Castro, em Ossela, é sempre uma opção para uma visita de fim-de-semana.
Aberta diariamente (09:00-12:30; 14:00-17:30), o espaço é composto por dois pisos, apresentando no primeiro piso, uma adega, onde estão expostos alguns utensílios agrícolas da época, contrastando com o cromatismo de nove quadros oferecidos ao escritor por autores consagrados.
O segundo piso desenvolve-se em quatro cómodos de parcas dimensões – a cozinha, a sala, o quarto de José Ferreira de Castro, onde se encontram também a mala e os sapatos que usou em 1939 na volta ao mundo que realizou e o quarto de D. Maria Rosa, mãe do autor de «A Selva».
A casa museu Ferreira de Castro localiza-se no lugar de Salgueiros, na freguesia de Ossela (Oliveira de Azeméis).

S. JOÃO DA MADEIRA

Paços da Cultura vão até à esplanada

Aproveitando o Verão, os Paços da Cultura de S. João da Madeira dão um salto este domingo até à esplanada do Café Concerto do mesmo edifício, para um espectáculo gratuito ao ar livre.
Sob o título «Desaguisado», este espectáculo «clown», marcado para as 21:45, coloca em cena o quotidiano fora do lugar, tendo como ponto de partida uma sala de estar onde se pode observar a vida de três companheiros de casa.
A poltrona é a figura central de conflito pela televisão. Desta relação de disputa surgem situações absurdas e cómicas onde a tecnologia põe em causa as relações humanas.
Este espectáculo de circo contemporâneo – apresentado pela companhia Erva Daninha – apresenta-nos as técnicas de malabarismo, acrobacia e teatro físico, a partir de uma estética contemporânea, uma narrativa abstracta e abrangente.

SANTA MARIA DA FEIRA

«Miúdos a graúdos» no museu de Lamas

«Miúdos a graúdos, um ano de Serviço Educativo no Museu» é o título da exposição patente até 30 de Setembro no Museu de Santa Maria de Lamas.
A mostra pode ser vista diariamente das 09:30 às 12:30 e das 14h:00 às 17:30.
Ao longo de todo o ano lectivo, foram muitas as temáticas associadas ao fundador, história e colecções do museu, exploradas no âmbito do serviço educativo da instituição.
A exposição ilustra o trabalho desenvolvido por todos os participantes neste serviço através da utilização de diferentes abordagens artísticas, desde a pintura ao desenho, passando pela escrita, até à fotografia ou ao vídeo.

VALE DE CAMBRA

Último espectáculo do «Animagosto»

O último espectáculo da edição 2010 do «Animagosto» decorre este sábado, com o grupo Semblante a subir ao palco a partir das 21:30.
Música portuguesa de raiz tradicional – incluindo temas de cantores como Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Vitorino ou Fausto – fazem parte do repertório do grupo.
O «Animagosto», a decorrer no centro da cidade, é apoiado pelo programa «MODCOM» e organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Associação Comercial dos Concelhos de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *