Portimão, Sociedade

24 horas de descobertas num festival de biodiversidade – Portimão

No Ano Internacional da Biodiversidade, o Bioblitz: Alvor 2010 vai explorar as riquezas da Ria de Alvor e respectiva zona costeira durante 24 horas, entre 4 e 5 de Setembro, numa maratona contra-relógio de identificação do maior número possível de organismos vivos, aberta a todos os amantes da natureza. 

Esta expedição de curiosos será liderada por especialistas em flora e fauna, num ambiente informal e descontraído em que todos os participantes são convidados a conhecer as técnicas e truques de identificação da biodiversidade, desde as imponentes baleias aos mais pequenos seres, como as diatomáceas.  

Sendo simultaneamente uma missão científica, um momento de consciencialização ambiental, uma actividade ao ar livre e um festival, o Bioblitz: Alvor 2010 tem como palco uma zona húmida do barlavento algarvio pouco conhecida do ponto de vista científico, mas que constitui um dos últimos refúgios naturais nesta região intensamente humanizada.  

Classificada como Sítio de Importância Comunitária, a Ria de Alvor possui um mosaico diversificado de sapais, salinas, pinhais e matos mediterrânicos, protegidos da influência oceânica por duas restingas de areia que formam um complexo sistema dunar, reconhecido por observadores de aves de toda a Europa. 

Este pequeno estuário alberga ainda habitats dunares, terrenos agrícolas e mato semi-natural em solos calcários, além de abrigar espécies e habitats de interesse comunitário, enquanto a zona estuarina e a parte marinha adjacente também têm grande diversidade biológica e de habitats aquáticos e são maternidade de muitas espécies de interesse comercial 

O BioBlitz Alvor constitui uma oportunidade única de aprender mais sobre o  mundo vivo e a importância da biodiversidade. Do programa fazem parte cerca de 40 actividades diferentes, desde saídas de campo a oficinas temáticas, passando por palestras, sessões de cinema, concursos de fotografia e até uma peça de teatro; totalmente gratuitas e abertas a todos, pelo que não são necessários conhecimentos técnicos prévios. 

Entre muitas outras propostas, os participantes neste festival da biodiversidade também podem descobrir o meio subaquático nas suas diferentes vertentes, das algas aos invertebrados, através da realização de várias saídas de mergulho orientadas pelo PORTISUB e pelo Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve. A bordo do navio “Oceanus” serão ainda observadas as aves e cetáceos que frequentam habitualmente esta zona costeira. 

Experiência dirigida a toda a família, no Bioblitz: Alvor 2010, pais e filhos (entre os 5 e os 13 anos) poderão participar em conjunto na Oficina Aprenda a Desenhar uma Ave da Ria de Alvor, num Passeio de Campo para conhecer as Pradarias Marinhas, ou construir um formigueiro e aprender mais sobre insectos sociais na Oficina de Formigueiros, para além de actividades especialmente dirigidas aos mais novos. 
 
 
 
 

O evento apresenta ainda uma extensão do Cine Eco 2009, exibindo alguns dos filmes premiados neste festival internacional de cinema dedicado à temática ambiental. 

Para além da sétima arte, haverá também lugar para o teatro, com a apresentação de uma peça desenvolvida por uma equipa de actores amadores, no decurso de uma oficina de Teatro do Oprimido realizada em Junho e Julho, a qual sensibilizará os espectadores para as ameaças dirigidas aos valores naturais, estimulando-os para a tomada de atitudes e opiniões, em prol da conservação da biodiversidade. 

Com o objectivo principal de valorizar e promover o potencial da Ria de Alvor, o Bioblitz tem agendados dois concursos fotográficos: o Fotoblitz – Maratona e Concurso de Fotografia Digital, destinado a fazer a cobertura do evento ao longo da sua duração; e o Fotoblitz – Caça Fotográfica, que pretende desenvolver um forte espírito de conservação do património subaquático, através do seu conhecimento. Esta última competição é co-organizada com o Portisub e a Ecoceanus. 

O programa do Bioblitz Alvor inclui ainda o debate “A ria de Alvor e nós”, para troca de ideias sobre estratégias e visões de desenvolvimento para a Ria de Alvor e os municípios que lhe ficam adjacentes, procurando respostas sobre como manter a biodiversidade, mantendo o bem-estar social e económico do ser humano. 

Serão oradores Marciel Felgueira, da Associação Ambientalista a Rocha, Tiago Domingues, do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e um representante da Câmara Municipal de Portimão, tendo como moderador Gonçalo Gomes, da Liga para a Protecção da Natureza. 

O Bioblitz: Alvor 2010 encerra às 15h00 do dia 5 de Setembro em ambiente festivo, com a apresentação pública dos resultados finais e a partilha de experiências. Todas as actividades são gratuitas, requerendo algumas delas inscrição prévia em www.bioblitzportugal.com/bioblitz-alvor-2010/ 

O Bioblitz: Alvor 2010 é uma organização conjunta da Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (SCIAENA), em conjunto com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e em parceria com a Câmara Municipal de Portimão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *