Mangualde, Sociedade

II Seminário «Bom Ninho, Bom Passarinho» – Mangualde

O Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde acolhe no próximo dia 24 de Setembro, sexta-feira, a partir das 9h00, o II Seminário «Bom Ninho, Bom Passarinho», organizado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Mangualde (CPCJ), com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde.
 
Contribuir para a melhoria das boas práticas fomentando a cooperação multidisciplinar e interinstitucional, proporcionar a troca de experiências entre os técnicos e a comunidade e sensibilizar a comunidade para a conciliação da vida profissional e familiar são os três objectivos que norteiam este encontro que tem como principais destinatários as comissões de crianças e jovens em risco, técnicos superiores com intervenção nas áreas de ciências sociais e humanas, juristas, médicos, técnicos de saúde, professores, pais e encarregados de educação.
 
Este encontro contará na sessão de abertura com as presenças de Elza Pais – Secretária de Estado para a Igualdade; Armando Leandro – Presidente da Comissão Nacional de Protecção Crianças e Jovens em Risco; João Azevedo – Presidente da Câmara Municipal e Maria José Coelho – Presidente da Comissão de Protecção Crianças e Jovens de Mangualde.
 
O seminário está dividido em dois painéis de debate e contará, no primeiro, com as intervenções de Leonor Cardoso, psicóloga e professora da Universidade de Coimbra, que abordará a temática da «Conciliação entre vida profissional e vida familiar» e de Sofia Rodrigues, da Universidade de Aveiro, que centrará a sua intervenção na «Photovoice – Uma nova metodologia de intervenção com famílias pobres». No segundo painel, Maria Saldanha Pinto Ribeiro, do Instituto Português de Mediação Familiar, dissertará sobre «O valor da mediação familiar para o equilíbrio parental», enquanto que Vasco Prazeres, da Direcção Geral de Saúde, falará sobre os «NACJR – Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco».
 
Os dois painéis terão como moderadores Isabel Costa, Procuradora-adjunta do Ministério Público do Tribunal Judicial de Mangualde e José Craveiro, Presidente do ACES Dão Lafões III, respectivamente.
 
 
PROGRAMA
 
9h00 – Abertura do Secretariado
9h30 – Sessão de Abertura
Elza Pais – Secretária de Estado para a Igualdade
Armando Leandro – Presidente da Comissão Nacional de Protecção Crianças e Jovens em Risco
João Azevedo – Presidente da Câmara de Mangualde
Maria José Coelho – Presidente da Comissão de Protecção Crianças e Jovens de Mangualde
 
I Painel
Moderadora: Isabel Costa – Procuradora-adjunta do Ministério Público do Tribunal Judicial de Mangualde
10h00 – «Conciliação entre vida profissional e vida familiar»
               Leonor Cardoso – Psicóloga e Professora da Universidade de Coimbra
10h45 – Coffee break
11h15 – «Photovoice – Uma nova metodologia de intervenção com famílias pobres»
                 Sofia Rodrigues – Universidade de Aveiro
11h45 – Debate
12h45 – Almoço
14h30 – Momento Cultural
 
II Painel
Moderador: José Craveiro – Presidente do ACES Dão Lafões III
15h00 – «O valor da mediação familiar para o equilíbrio parental»
                 Maria Saldanha Pinto Ribeiro – Instituto Português de Mediação Familiar
15h45 – «NACJR – Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco»
                 Vasco Prazeres – Direcção-Geral Saúde
16h45 – Debate
17h20 – Sessão de encerramento
 
As inscrições são gratuitas e obrigatórias e devem ser efectuadas até ao dia 20 de Setembro, através dos seguintes contactos: www.cmmangualde.pt | cpcj@cmmangualde.pt | tel: 232 619 880 |fax: 232 623 958

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *