Portimão, Sociedade

Bioblitz Alvor: Saídas de campo e oficinas de actividades convidam a novas descobertas – Portimão

No Ano Internacional da Biodiversidade, o Bioblitz: Alvor 2010 vai explorar as riquezas naturais da Ria de Alvor e respectiva zona costeira numa maratona de 24 horas entre 4 e 5 de Setembro. 

Tendo como objectivo principal encontrar e identificar a biodiversidade da Ria de Alvor, serão realizadas 15 saídas de campo, de dia e de noite, por água e terra, nesta importante zona húmida do barlavento algarvio. Paralelamente, irão decorrer 10 oficinas na zona ribeirinha de Alvor, que irão mostrar métodos, ferramentas e a importância do trabalho científico na identificação e inventariação da biodiversidade.  

Os especialistas que irão guiar as saídas de campo e dinamizar as oficinas do Bioblitz: Alvor 2010 têm muito para mostrar. Desde as plantas que crescem na Ria de Alvor e suas imediações, às microscópicas diatomáceas que colonizam os sedimentos da Ria, passando pelas aves, mamíferos, repteis, anfíbios, borboletas e muitos outros insectos que aqui ocorrem. 

Quem preferir descobrir o que existe debaixo de água, poderá inscrever-se nas saídas de mergulho para identificação de peixes, algas e invertebrados marinhos. Também haverá saídas de barco para observação de cetáceos (golfinhos e baleias) e aves marinhas, bem como uma saída de barco no interior da Ria de Alvor para observação de aves. 

Dois laboratórios ao ar livre estarão a funcionar na zona ribeirinha de Alvor durante as 24 horas. Aqui os participantes poderão identificar algas, peixes, insectos, cogumelos, plantas e outros organismos recolhidos nas saídas de campo do Bioblitz: Alvor 2010, na companhia de especialistas nesta matéria. 

Pais e filhos poderão participar juntos na construção de formigueiros, nas oficinas de ilustração e desenho, bem como na captura e anilhagem de aves. 
 

O Bioblitz: Alvor 2010 tem inicio marcado para as 14h00 do dia 4 de Setembro e terminará às 16h00 do dia 5 de Setembro, sendo organizado conjuntamente pela SCIAENA e pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão,  

Para saber mais sobre as actividades programadas consulte: www.bioblitzportugal.com

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *