Penafiel, Sociedade

Maior Feira Agrícola do Centro e Norte de Portugal espera milhares de visitantes – Penafiel

A maior feira Agrícola do Norte e Centro do Pais, a Agrival, realiza-se de 21 a 29 de Agosto em Penafiel.

Durante 9 dias, toda a região do Vale do Sousa, vai estar em destaque, com cada dia a ser dedicado a um Concelho diferente, o que faz da Agrival uma grande montra do melhor que a região tem para oferecer. 

Mais de 25.000 m2 de exposição, ocupados por 350 expositores, aguardam as cerca de 120 mil pessoas que todos os anos visitam a Agrival, que se assume há  31 anos como a maior feira Agrícola do Norte e Centro de Portugal. 

Os concursos de Broa de Milho e Pão-de-ló (23 Agosto, das 16 ás 18 horas), Cebolas (24 de Agosto, 10 horas) e melão Casca de Carvalho (25 de Agosto, 16 horas) , vão certamente deixar “água na boca” aos visitantes da Agrival, uma vez que são competições, para encontrar o melhor entre o melhor de produtos tão típicos, de uma região riquíssima em gastronomia e produtos agrícolas. 
 
 
 

Exemplo disso mesmo é o Melão Casca de Carvalho, único nesta região, cujo concurso e o cerimonial que o envolve, nomeadamente à confraria, faz deste momento, um momento alto da feira e que, de ano para ano, ganha dimensão nacional. 

A par da feira e das centenas de expositores presentes, a Agrival é também um espaço de cultura e entretenimento pensado para todas as idades e gostos. 

Na edição deste ano, vão marcar presença no recinto do pavilhão de exposições de Penafiel, artista como a Rita Guerra, UHF, Zé Malhoa, Carminho, e Fernando Mendes com o seu inconfundível humor, entre muitos outros. 

A par das exposições permanentes e da animação, o certame vai também contar com espaços de reflexão e debate, de que é exemplo a palestra “Penafiel a Produzir | Penafiel a Consumir”, com a presença da vereadora Susana Oliveira, que irá apresentar projecto inovador de incentivo à produção e consumo de produtos de Penafiel. 

Finalmente decorre ainda no âmbito da Agrival a nona edição, da Mostra Nacional de Gastronomia que partilhará com o público sabores únicos da nossa gastronomia nacional.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *