Lamego, Sociedade

Sapadores florestais diminuem risco de incêndios no concelho de Lamego

    O trabalho diário desenvolvido pela equipa de sapadores florestais que opera no concelho de Lamego, durante os meses quentes de Verão, na vigilância às florestas tem obtido resultados muito positivos: a diminuição drástica do risco de incêndios e, consequentemente, a redução da área ardida em relação a anos anteriores. Esta tarefa preventiva também se estende à época de Inverno, durante a qual os sapadores orientam o seu trabalho para a execução de acções de silvicultura.

     Criada em 2008, a equipa de sapadores florestais do Município de Lamego, formada por cinco homens, resultou da celebração de um protocolo firmado entre a Câmara Municipal, a Ribaflor – Associação Florestal das Terras de Ribadouro e a Autoridade Florestal Nacional, o qual prevê que a sua actividade também se estenda ao apoio no combate a incêndios florestais, a operações de rescaldo e à limpeza, manutenção e conservação dos equipamentos e instalações utilizados.

     Na opinião de Manuel Coutinho, Vereador da autarquia lamecense com os pelouros do Ambiente e Protecção Civil, este dispositivo permanente garante a capacidade de resposta adequada para enfrentar as responsabilidades que nesta área estão cometidas ao Município de Lamego. “Penso que os lamecenses estão, paulatinamente, a dar conta do meritório trabalho realizado por esta equipa, de grande alcance no domínio ambiental, quer seja no âmbito da protecção contra incêndios, quer na regeneração florestal, em cumprimento do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios”. Durante o primeiro semestre de 2010, a actividade operacional dos sapadores de Lamego já permitiu a limpeza de 21 hectares de mata. 
 

     Recorde-se que, tendo em conta as medidas previstas a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, foram transferidas para as autarquias competências na área da silvicultura preventiva, nomeadamente a criação de redes secundárias de faixas de gestão de combustíveis, a manutenção da rede viária florestal e a manutenção/conservação de pontos de água.

     A equipa de sapadores florestais do concelho de Lamego está em vigilância incluindo fins-de-semana e feriados quando existe risco elevado ou muito elevado de incêndios, sendo automaticamente requisitada pela Autoridade Florestal Nacional

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *