Mangualde, Sociedade

Mangualde com bom ambiente

Assumindo a sua aposta em tornar o Concelho mais limpo e com claras preocupações ambientais, a Câmara Municipal de Mangualde desenvolveu, entre os meses de Março e Outubro, uma importante acção de contacto e informação da população: neste período, os Mangualdenses receberam em suas casas cinco mensagens temáticas – Resíduos Sólidos Urbanos, Energia, Reciclagem, Água e Compostagem –, alertando para a necessidade de todos colaborarem, com pequenos mas essenciais gestos quotidianos, na construção de um melhor futuro para o Concelho e para cada um dos seus habitantes.
 
“Saiba onde e como depositar o seu lixo”. Esta foi a primeira mensagem difundida junto dos Mangualdenses, em Março deste ano. Versando a temática dos Resíduos Sólidos Urbanos, esta acção explicava o que são exactamente estes resíduos, genericamente designados como “lixo doméstico”, dando conta dos procedimentos adequados ao seu manuseamento e das sanções aplicáveis ao incumprimento dessas regras. O Município de Mangualde dispõe de um serviço gratuito de recolha porta a porta destes materiais.
 
No mês de Junho seguiu a mensagem concernente ao tema da Energia, que deixava algumas dicas sobre como poupar nos consumos domésticos, mediante a adopção de “hábitos simples que, na hora de pagar a factura, podem fazer toda a diferença”. Nesta matéria, Mangualde é já um exemplo: a substituição das lâmpadas nas ruas por outras de menor consumo permitirá minimizar as despesas com a iluminação pública, melhorando o seu desempenho ambiental.
 
Tendo consciência de que cada português produz, em média, 550kg de resíduos por ano, e numa altura em que Portugal é ainda um dos países com menores índices de reciclagem, a Câmara Municipal de Mangualde aposta também na inversão dessa tendência. Assim, no mês de Julho foi enviada a todos os Mangualdenses uma mensagem que salientava a importância da correcta separação do lixo e da sua posterior deposição nos locais adequados, evitando a contaminação do meio ambiente e dos cursos de água.
No mês de Setembro o tema central será a Água. Porque se trata de um recurso tão valioso quanto escasso, a poupança de água constitui uma necessidade imperiosa. Combater o desperdício (nos banhos demorados, no acto de lavar os dentes, o rosto ou as mãos com água corrente, na lavagem do automóvel, na rega do jardim, na existência de torneiras com fugas ou na simples descarga do autoclismo) é a principal tónica da mensagem difundida pelo Município em Agosto, que sublinhou a relevância deste recurso para o nosso futuro, sem esquecer a vertente da economia: “A água é um bem essencial. Poupe-a, e poupará também na sua carteira”.
 
A Compostagem Caseira foi a temática escolhida para o próximo mês de Outubro, com a difusão de uma mensagem que explicava o que é, como se faz e que vantagens apresenta este processo de tratamento do lixo. A compostagem é um processo biológico que permite a transformação da matéria orgânica (restos de comida e resíduos do jardim, que representam cerca de 36% do total dos resíduos sólidos urbanos) num material semelhante ao solo: o composto. Através deste sistema, simples e utilizável por cada um de nós, em nossas casas, consegue-se melhorar as características dos solos, retendo a humidade e os nutrientes e diminuindo de forma muito significativa o risco de erosão.
 
Consciente da necessidade de envolver todos os Mangualdenses neste desígnio, que não é apenas local, mas nacional e mundial, a Câmara Municipal de Mangualde acredita que esta campanha terá tido eco junto da população, que estará agora mais atenta às necessidades do planeta e à importância de cada um de nós, com gestos simples mas muito importantes, poder assumir um papel activo na construção de um mundo melhor para todos, ao mesmo tempo que reduz também a despesa familiar. Por isso, o Município deixa o apelo: cuide de si, cuidando do nosso ambiente. A população merece e Mangualde agradece.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *