S. João da Madeira, Sociedade

Jovem feirense em intercâmbio europeu – Sta. Maria da Feira

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira patrocinou a participação de uma estudante feirense no 24º Intercâmbio Multinacional Europeu para a Juventude, que decorreu em Londres, no final de Julho. Lucía Scigliano, aluna da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, foi a jovem seleccionada para representar o município neste encontro. “Uma oportunidade única, que nunca esquecerei”, afirma estudante.  

Este intercâmbio é uma espécie de Universidade de Verão, com a chancela da European Academy Great Britain, em parceria com o Conselho dos Municípios e Regiões da Europa, do qual a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) faz parte. Cerca de 80 jovens oriundos da Alemanha, Áustria, Dinamarca, Estónia, Grã-Bretanha, Itália, Portugal e Suíça participaram neste encontro, que teve como tema central “A Europa de Hoje e do Futuro”.  

Com a realização anual deste intercâmbio europeu, os organizadores pretendem incentivar os jovens à análise, discussão e debate de temas actuais, relacionados com a construção da União Europeia, e proporcionar a sua participação em actividades lúdicas e culturais, criando laços de amizade, solidariedade e camaradagem.  

Nesta 24ª edição, as palestras realizaram-se na universidade de Thames Valey, sempre marcadas pela pontualidade britânica. Todas elas abordaram a União Europeia, nomeadamente no que se refere ao alargamento do território e defesa, direitos humanos, estereótipos e diferença, manutenção da paz e segurança, economia e finanças, circulação de produtos e pessoas, entre outros temas. Este intercâmbio contemplou ainda uma importante vertente lúdica e cultural, com visitas a espaços emblemáticos de Londres e à cidade universitária de Oxford.  

Lucía Scigliano salienta a importância deste encontro para “estabelecer relações com estudantes de outras partes da Europa e aprender novas e úteis informações relativamente à União Europeia”. “Tivemos uma semana repleta de palestrantes competentes e sessões, na sua maioria, interessantes”, revela a jovem estudante feirense, que destaca ainda a oportunidade que teve de conhecer Londres. “Uma cidade maravilhosa, com monumentos estupendos”, remata.   

Lucía Sigliano, 18 anos, concluiu o 12º ano de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária de Santa Maria da Feira e candidatou-se à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *