Portimão, Sociedade

No Ano Internacional da Biodiversidade descubra as riquezas da Ria de Alvor – Portimão

Classificado como Sítio de Importância Comunitária, pela Directiva Habitas devido à presença de habitats e espécies prioritárias à conservação a nível europeu, a Ria de Alvor vai ser palco de uma missão científica e comunitária de descoberta da sua biodiversidade, aberta à participação de todos. 

Este pequeno estuário do Barlavento Algarvio possui um mosaico diversificado de habitats como os sapais, salinas, pinhais e matos mediterrânicos, protegidos da influência oceânica por duas restingas de areia que formam um complexo sistema dunar e reconhecida  por observadores de aves  de toda a Europa. 
 

O Bioblitz: Alvor 2010 tem como o objectivo juntar especialistas em Biodiversidade e a população numa maratona de identificação do maior número possível de organismos vivos da Ria de Alvor. Todos estão convidados a viver esta experiência, podendo inscrever-se nas diferentes actividades e participar activamente nesta missão científica, por terra, mar, ou de binóculos em punho, para observar as aves da  Ria de Alvor. Para os mais minuciosos, serão montados dois laboratórios  na zona ribeirinha de Alvor, onde os seres vivos serão observados à lupa e ao microscópio. 

A biodiversidade marinha tem um destaque especial no Bioblitz Alvor. O meio subaquático será explorado nas suas diferentes vertentes, as algas e invertebrados, através da realização de várias saídas de mergulho orientadas  
 
 

pelo PORTISUB e pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve.

A bordo do “Oceanus” serão ainda observadas as aves e cetáceos que frequentam habitualmente esta zona costeira. 

O Bioblitz: Alvor 2010 tem início marcado para as 14h00 do dia 4 de Setembro e terminará às 16h00 do dia 5 de Setembro. Organizado pela Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (SCIAENA) e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, o Bioblitz: Alvor 2010 já tem as inscrições abertas em www.bioblitzportugal.com .

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *