Desporto

Volta: Campanha de Limpeza da Serra da Estrela

À semelhança de anos anteriores, a organização da Volta a Portugal Lagos Sports vai desenvolver, na etapa que termina em Seia (Torre – Serra da Estrela), uma acção de limpeza de modo a minimizar a passagem da caravana pelo local, mantendo-o limpo e acessível aos demais. 

Este ano, através de maior sensibilização junto dos envolvidos, a Volta a Portugal apela à efectiva limpeza por parte de todos e nos mais diversos locais por onde passa o evento. Na Torre, a organização desenvolverá uma acção específica com o apoio da Câmara Municipal de Seia, do Parque Natural da Serra da Estrela e a participação de outros patrocinadores. 

Aproveitando o facto deste ser um dos locais mais míticos da Volta para toda a família do ciclismo, e além de ser um dos principais pólos turísticos do país e desta região, pretende-se transmitir a necessidade de manter limpo o local e permitir a participação de acções voluntárias de apoio na limpeza, após a grande festa do ciclismo. 

A Lagos Sports assume desta forma, a pretensão de associar o evento Volta a Portugal, a preocupações ambientais construindo uma imagem que incentive não só ao espectáculo e à festa, mas também à preservação dos locais, contribuindo para a diminuição do impacto no ambiente. 

A acção de limpeza terá início após a cerimónia de pódio da 7ª  etapa. 
 

Acção do ICNB-Parque Natural da Serra da Estrela no dia 12/08  

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) – Parque Natural da Serra da Estrela, em colaboração com o Município de Seia, Empreendimento Turístico Quinta do Crestelo, Colégio de Línguas e Artes, Associação de Beneficência Social e Cultural de Tourais, vai desenvolver uma actividade no próximo dia 12 de Agosto, no Planalto da Serra da Estrela, em paralelo com a realização da 7ª Etapa da Volta a Portugal em Bicicleta (troço Seia – Torre).

A actividade consiste no “desenho” da palavra BIO relativa a Biodiversidade, com jovens e crianças do município, de forma a ser visível em vista aérea aquando da passagem dos ciclistas na subida à Torre.  

Em paralelo, decorrerá  no local uma acção de educação ambiental com o tema “Cervunais”, a realizar pelo PNSE, e sobre a recuperação da avifauna a realizar pelo Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *