Mação, Sociedade

Viagem à Europa 2010 – Mação

A Câmara Municipal de Mação realizou, este ano, a 10.ª Viagem de Estudo à Europa. Uma iniciativa anual que leva jovens do Concelho de Mação a conhecerem locais de destacável interesse cultural e turístico de Espanha e França. Neste périplo pela Europa, os aventureiros Maçaenses contaram com a companhia dos colegas de Sardoal, que arrancaram com esta iniciativa há 17 anos.
Este ano, de Mação, participaram 64 jovens, acompanhados por nove adultos (técnicos da Autarquia e técnicos ligados ao ensino), entre eles Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Mação, que acompanha estas jornadas desde o primeiro ano.
Ao todo, foram 12 dias de viagem, cerca de cinco mil quilómetros percorridos, três autocarros, 160 pessoas de Mação e Sardoal, muitas aventuras, diversão e muitos mais conhecimentos na bagagem.
Entre 19 e 31 de Julho, esta grande comitiva conheceu o glamour do Mónaco, a imponência e a força da Natureza do Monte Branco e o mundo da magia na Eurodisney. Foram estes os destinos principais da Viagem, mas pelo caminho muitos outros – como Nice, Chauvigny e Salamanca – vão ficar, com toda a certeza, na memória destes visitantes portugueses.
 
Mónaco
A visita ao principado do Mónaco aconteceu no quarto dia de viagem. Um local que deslumbrou pela luxuosa marina, repleta de modernos iates, e pela sumptuosidade do Casino de Monte Carlo, onde se encontravam estacionadas inúmeras e impressionantes viaturas de alta cilindrada.
No passeio pelas ruas do Mónaco os jovens conseguiram identificar, ao vivo, vários locais do circuito do Grande Prémio de Fórmula 1 e que, até então, apenas tinham visto na televisão.
Como é de calcular foram muitas as fotos tiradas para mais tarde recordar e para fazer um bocadinho de inveja lá em casa.
 
Monte Branco
O Monte Branco foi outro dos grandes destinos desta viagem. A mais alta montanha da Europa Ocidental recebeu os jovens de Mação e de Sardoal no dia 25 de Julho. A subida desde Chamonix até à Agulha do Meio-Dia durou cerca de 20 minutos por teleférico e, lá em cima, nos 3842 metros de altitude, o termómetro marcava quatro graus negativos.
A vista lá de cima é majestosa e, ao longe, no meio da neve, vislumbravam-se acampamentos coloridos e alpinistas aventureiros, parecendo pequenas formigas seguindo no seu carreiro.
A admiração perante a imponência desta montanha era bem evidente nos rostos dos jovens portugueses, que apontavam para todos os lados e não se cansavam de enaltecer a sua enorme beleza natural. As fotografias multiplicaram-se nesta passagem pela Agulha do Meio-Dia e muitas delas chegam a parecer verdadeiros postais comprados de propósito lá no topo para oferecer à família e amigos à chegada a Portugal.
 
Eurodisney
A visita à Eurodisney aconteceu no oitavo dia de viagem, onde os jovens tiveram a oportunidade de explorar as inúmeras atracções, os espectáculos e diversões, bem como assistir aos desfiles e tirar fotos com as personagens e heróis que preencheram a sua infância.
Os locais mais procurados foram as montanhas russas, sobretudo a Space Mountain, que proporcionou momentos de grande adrenalina e na qual alguns chegaram a andar três vezes.
De manhã à noite a correria foi grande para experimentar todas as diversões e, para no final, comprar as prendinhas para levar para casa. Apesar de longo e cansativo o dia no mundo da magia foi inesquecível.
Refira-se que a Câmara Municipal de Mação organiza esta Viagem para os jovens estudantes do seu Concelho. Uma iniciativa que lhes dá a conhecer novas culturas, novas realidades e proporciona novas experiências enquanto estudantes e cidadãos europeus. Esta é, sem dúvida, uma oportunidade única para enriquecerem o seu percurso académico e pessoal, alargando os seus horizontes à Europa e ao Mundo. Por conseguinte, a Autarquia faculta o transporte de ida e volta dos jovens, a entrada nos locais a visitar, bem como a estadia nos Parques de Campismo e várias refeições.
 
Reportagem na televisão francesa
Pelos locais por onde a comitiva foi passando recebeu inúmeros elogios –  dos responsáveis dos Parques de Campismo, dos Autarcas das diversas localidades onde pernoitavam e de outras pessoas movidas pela curiosidade – pela organização e logística de um grupo tão grande, bem como pela singularidade desta iniciativa que revelavam não ter conhecimento de acções desta natureza, através de Câmaras Municipais, nos seus países. Motivo mais do que suficiente para suscitar também o interesse do canal de televisão francês TF1 que, ao saber da chegada dos jovens portugueses ao Parque de Campismo de Sète (Sul de França), filmou o acampamento, falou com eles e dedicou uma grande parte da sua reportagem a esta interessante actividade das duas Autarquias portuguesas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *