Portimão, Sociedade

Aves, Cetáceos e Ilustração em destaque no Bioblitz: Alvor 2010 – Portimão

Aves, Cetáceos e Ilustração vão estar em destaque no Bioblitz: Alvor 2010, que se realiza nos dias 4 e 5 de Setembro, em Alvor. Organizado pela Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (SCIAENA) e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, o Bioblitz: Alvor 2010 já tem as inscrições abertas em www.bioblitzportugal.com  

A base fundamental do Bioblitz: Alvor 2010 é a inventariação de todos os seres vivos ao longo da Ria de Alvor. A inventariação decorre durante 24 horas, permitindo a identificação de organismos nocturnos e diurnos. Como tal, cada grupo de inventariação/identificação é acompanhado por especialistas nacionais de topo e é constituído por 15 participantes num trabalho de equipa intensivo seguindo uma metodologia proposta pelo especialista. Para além destas actividades, de inscrição obrigatória, estarão disponíveis no Bioblitz Alvor palestras, exposições, debates, oficinas, cinema e teatro.  

Aves, Cetáceos e Ilustração…  

Neste contexto, a bordo do “Oceanus” vai ser possível observar e inventariar as aves da Ria de Alvor, numa actividade dinamizada pelas empresas Ecoceanus e Gobius. 

Por sua vez, a associação A Rocha tem agendada uma saída de campo para 30 participantes que vão cobrir três percursos em simultâneo ao longo da Ria de Alvor, para monitorização da Avifauna Aquática neste espaço natural. A Rocha tem ainda programada, para os curiosos da avifauna, uma segunda actividade de Captura, Anilhagem e Biometria de aves. 
 
 

Já  fora da Ria de Alvor, na zona marinha contígua à Ria, será realizada uma saída de mar para observar aves e mamíferos marinhos, dinamizada pela associação CIRCÉ, que promove ainda duas oficinas sobre estes grupos de animais. 

“A observação da fauna e a habilidade para a sua identificação estiveram desde sempre relacionadas com o desenho de campo e com as suas características. Por isso, neste Bioblitz, dá-se também destaque às actividades de ilustração e captação de imagens da fauna e flora”, explica a organização do evento. 

O Grupo do Risco, que actua no domínio do desenho de campo com uma equipa experiente e pluridisciplinar, trazendo para o desenho uma dinâmica interpessoal, também vai marcar presença no Bioblitz: Alvor 2010, através da projecção de imagens, desenhos e fotos do trabalho de ilustração científica e desenho de campo realizado pelo Grupo em espaços naturais do continente (Berlengas, Douro Internacional e Ria Formosa) e recentemente na Amazónia.  

O Grupo do Risco vai ainda orientar uma oficina de Desenho de campo na Ria de Alvor, que permitirá explorar e aplicar as técnicas de desenho científico que este grupo utiliza no seu trabalho, tendo a paisagem, flora e fauna da Ria como motivos para a criação de registos. 

Ilustração biológica para todas as idades, numa abordagem sucinta aos objectivos da ilustração, é a proposta da empresa Gobius – Comunicação e Ciência, com a realização de uma Oficina-relâmpago.  

Um “Big brother” da fauna marinha, dinamizado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, que utiliza o vídeo subaquático como ferramenta para a identificação, é outras das actividades em destaque no Bioblitz: Alvor 2010. Nesta oficina explicar-se-á como se faz a identificação, como se processam e utilizam estes dados, e qual a sua utilidade na produção de mapas dos habitats costeiros algarvios.  
 
 

O Bioblitz é um estímulo à aprendizagem e ao espírito de equipa, com o objectivo de não só comunicar a ciência e o trabalho científico mas também apelar à troca de experiências e conhecimento entre todos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *