Desporto

Na “Etapa da Volta RTP” venceu José Rodrigues… mas todos festejaram o ciclismo

Pela quarta vez consecutiva realizou-se no dia de descanso da 72ª Volta a Portugal, organizada pela PAD/Lagos Sports, a “Etapa da Volta”, este ano ganha por José Rodrigues, de 32 anos de idade, ex-profissional de ciclismo que na última participação na Volta, em 2006, terminou em 16º lugar a 7m 05sd do vencedor, David Blanco, então ao serviço da Comunidad Valenciana. 

“Deixei o ciclismo profissional bastante jovem, – começou por explicar José Rodrigues, – mas o bichinho ainda está cá dentro e, por isso, nunca deixei de fazer a rotina diária de treino e tenho participado em provas de cicloturismo, de Masters e do Campeonato Nacional de BTT. Participar nesta prova foi uma forma de estar presente na Volta a Portugal e, principalmente de rever antigos colegas e amigos, numa jornada de excelente confraternização” – concluiu o vencedor após trepar ao alto da Srª da Graça.  

José Rodrigues realizou uma longa carreira como profissional da modalidade, tendo representado o Boavista, o Vitória Guimarães e a Liberty. Actualmente é proprietário de uma loja de artigos de ciclismo, em Guimarães e Barcelos. 

Neste dia de salutar convívio entre apaixonados do ciclismo, antigos praticantes e numerosos entusiastas da bicicleta, juntaram-se à partida em Fafe, cerca de 800 participantes que percorreram 60 quilómetros até Mondim de Basto precisamente onde na véspera David Blanco obteve uma extraordinária vitória e conquistou a camisola amarela da 72ª Volta a Portugal em Bicicleta. 

Este ano, o pelotão de cicloturistas apresentou-se desfalcado de três figuras de primeiro plano, o director da Volta, Joaquim Gomes, lesionado devido “a queda na banheira”, o recordista de vitórias na Volta e actual comentador da RTP, Marco Chagas, sem qualquer explicação, e Miguel Barroso, da RTP, ausente da caravana. No entanto, voltou a registar-se a presença de João Mira Gomes, ex-secretário de estado da Defesa, e do popular Manuel Zeferino, que terminou em 3º lugar, comentando ter sido “muito bom rever amigos e estar aqui com esta grande organização da Volta a Portugal”, e salientando ter “aproveitado estes dois anos de descanso para andar de bicicleta e manter uma excelente forma para os meus 50 anos.”  

À jornada de confraternização juntou-se um grupo representativo da Liberty Seguros com cerca de duas centenas de elementos que efectuou um colorido e animado desfile de cerca de três quilómetros num percurso urbano desenhado em Mondim de Basto. 

Mais Fotografias e Informações em

http://volta-portugal.com/etapas/etapa_volta/home.html 

 
 
 
 
 
 
 
 

De Fafe para Lamego em ritmo de sobe-e-desce  

Esta terça-feira, cumpre-se a 5ª etapa da 72º Volta a Portugal Lagos Sports, num percurso entre Fafe e Lamego, de 172,4 quilómetros. O trajecto que inicia a segunda fase da competição será todo ele em constante sobe-e-desce e vai pôr à prova as capacidades dos corredores, sobretudo daqueles que melhor se adaptam a este tipo de terrenos acidentados.  

O pelotão terá  de disputar cinco contagens de montanha, em Lameira (Km. 9,5), Santa Eulália (Km. 46,6) e Guilhado (Km. 71), todas de 3ª categoria. Os outros prémios de montanha, de segunda categoria estão em Armamar (Km. 146,6) e na meta final em Lamego (Km. 172,4). Entretanto, pelo caminho, surgem as habituais três metas volantes de cada etapa , em Paredes do Alvão (Km. 57,8 ), Alijó (Km. 108,1) e Parada do Bispo (Km. 152,4). 

Os corredores concentram-se junto ao Pavilhão de Multiusos, em Fafe, a partir das 11h00, para partirem simbolicamente às 12h50. A partida real vai acontecr 3,8 Km depois, na Estrada Nacional  206 junto à placa de Docim. A chegada a Lamego, na Av. Alfredo Sousa, deverá registar-se cerca das 17h20. 

No site da Volta a Portugal – www.volta-portugal.com – pode acompanhar em directo a evolução da 5ª Etapa da 72ª Volta a Portugal em Bicicletas Lagos Sports no filme da etapa em http://volta-portugal.com/etapas/phps/filme.php?etapa=5 

A 72ª Volta a Portugal tem o apoio das autarquias de Lisboa, Viseu, Leiria, Fafe, Castelo Branco, Mondim de Basto, Oliveira do Bairro, Santo Tirso, Aveiro, Viana do Castelo, Lamego, Sintra, Oliveira do Hospital, Oliveira de Azeméis, Gouveia, Idanha-a-Nova, Moimenta da Beira, Seia, Barcelos, Armamar e Águeda além do patrocínio dos Jogos do Centenário, Jogos Santa Casa, RTP, Aluvia, EDP, Tempo-Team, Liberty Seguros, Meo, O Jogo, Jornal de Noticias, Rádio Renascença, Águas São Martinho, Shimano, Xerox, Mobilif, Torrié, Copigés, DietSport – Powerbar, LG, Instituto Geográfico do Exercito, Ford, Cision, Estanhos D. António, Fullwear, Nexx Helmets, Orbita, KEEWAY, Pastelaria Chafariz, Sportzone, Tipografia Peres e Aquahotels Mondim Basto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *