Cultura, Palmela

Exposição de Francisco Gonçalves na Biblioteca de Palmela

É inaugurada, no dia 21 de Agosto, na Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela, a exposição “Pirogravura e Raízes com Expressão”, de Francisco Gonçalves.
Organizada pela Câmara Municipal de Palmela, a exposição apresenta vários trabalhos de pirogravura (gravação a quente) sobre materiais como madeira, tecido, cortiça ou couro. Elementos seculares do mundo do vinho são o tema mais explorado pelo artista no seu trabalho. Francisco Gonçalves apresenta, também, um conjunto de raízes que, depois de limpas e tratadas, ganham nova vida, transformando-se em peças únicas.
Francisco Gonçalves dedicou grande parte da sua vida profissional ao estudo, divulgação, promoção e ensino do círculo do vinho e seus derivados. Escanção durante longos anos, representou Portugal além fronteiras e é autor de vários livros, com destaque para “Portugal País Vinícola“. Colaborou com vários órgãos de informação, tendo sido fundador e director técnico de alguns. Fundou e promoveu os primeiros Clubes de Vinho em Portugal, presidiu à direcção da Associação dos Escanções de Portugal e foi responsável pelos primeiros concursos realizados no país. A nível mundial, foi presidente da Association de la Sommellerie International e seu director técnico durante vários anos, tendo organizado os concursos mundiais de Sommelliers de Lisboa, Bruxelas, Veneza e Paris. Membro de várias confrarias enófilas nacionais e internacionais, é fundador da Confraria dos Enófilos de Macau, onde projectou e concluiu o Museu do Vinho. No final do século XX, descobriu duas novas paixões: as Raízes com Expressão e a Pirogravura.
A exposição estará patente em Palmela até 18 de Setembro, com entrada livre.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *