Póvoa de Lanhoso, Sociedade

“Férias Activas” proporcionam “Visitas ao Património” local – Póvoa de Lanhoso

No âmbito do Programa de Ocupação de Tempos Livres “Férias Activas – Verão 2010”, promovido pela Câmara Municipal, crianças e jovens do Concelho estão a ter a oportunidade de realizar visitas guiadas a alguns dos exemplares mais representativos do Património Cultural da Póvoa de Lanhoso.
Estas “Visitas ao Património” decorrem todas as terças-feiras de manhã, fazendo parte das várias sugestões lúdicas, pedagógicas e recreativas que os participantes no Programa do “Férias Activas” têm possibilidade de realizar. Para algumas das crianças participantes, esta é a única oportunidade que têm para ficar a conhecer melhor o Concelho, o seu património, a sua história e as suas potencialidades.
Os mais novos já puderam ficar a conhecer melhor o Castelo de Lanhoso, o Castro de Lanhoso, o Santuário Rupestre de Garfe (Pia dos Mouros). A Sala de Interpretação do Território, a Igreja Românica de Fontarcada, o Aqueduto dos Caleiros, em Brunhais, a Ponte de Mem Gutierres, em Esperança, e uma oficina de filigrana, em Travassos, são espaços que também se irão dar a conhecer a estes visitantes especiais.
No âmbito desta proposta, as crianças e jovens também já puderam participar numa pequena prospecção arqueológica, no Monte de São Mamede, em Frades, a que aderiram com entusiasmo. Segundo o Arqueólogo Municipal, Orlando Fernandes, “a adesão das crianças tem sido maravilhosa, principalmente nas prospecções, que é algo interessante para eles por ser dinâmico e em que podem participar”.
Proporcionar às crianças e jovens um programa organizado de carácter educativo, cultural, desportivo e recreativo, nos períodos das diferentes interrupções lectivas; e implementar respostas ao nível da ocupação saudável dos tempos livres das crianças e jovens, privilegiando a intenção de criar alternativas para os encarregados de educação que não têm onde nem com quem deixar os filhos nestes períodos, são os objectivos do Programa “Férias Activas” (consultar aqui o Regulamento). Aqueles que ainda não o fizeram, ainda se podem inscrever (mais informações aqui), pois o Programa decorre até 27 de Agosto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *