Desporto

Ucraniano veste amarela e lidera a montanha

Na sequência de uma fuga, encetada com mais dois adversários, logo após a partida, o ucraniano Oleg Chuzhda (Caja Rural), venceu destacado esta quinta-feira, a primeira etapa em linha da 72ª Volta a Portugal Lagos Sports em Bicicleta. 

Com o triunfo, Chuzda de 25 anos arrebatou a camisola amarela ao francês Jimmy Engoulvent (Saur-Sojasun). O dia de 188 quilómetros teve início em Gouveia e final inédito em Oliveira de Azeméis, cidade com fortes ligações ao ciclismo, mas que nuca havia recebido uma chegada da Volta a Portugal. 

Além de passar a liderar a classificação geral com cerca de minuto e meio de vantagem sobre Cândido Barbosa, Oleg Chuzda em consequência da longa fuga em que participou arrebatou todos os primeiros lugares das metas intermédias, incluindo a do alto do Caramulo, que lhe valeu a conquista da camisola verde de rei da montanha. O pelotão concluiu a prova com mais 1m 24s que o vencedor, com Sérgio Ribeiro (Barbot-Siper) a levar a melhor sobre Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio), no sprint para os 2º e 3º lugares. 

Oleg Chuzhda, embora feliz pela vitória, mostrou-se céptico quanto ao futuro: “Arranquei para ganhar a montanha, mas depois o director da equipa disse-me para continuar até onde fosse possível e consegui chegar isolado à meta. Será difícil manter a camisola amarela, acho que a vou perder já em Santo Tirso.” 

Três aventureiros ao ataque 

A etapa foi marcada por uma longa fuga logo após a partida de Gouveia com três aventureiros a abrir, de imediato, as hostilidades, numa operação, inicialmente muito consentida por todas as equipas. Ao completar-se a primeira hora de corrida, com 36 Km percorridos, o português Carlos Baltazar (Barbot-Siper), o ucraniano Oleg Chuzhda (Caja Rural) e o holandês Martijn Keizer (Rabobank Cont.) registavam a substancial vantagem de 13m 42s sobre um pelotão em pedalada de passeio, que permitiu que essa diferença chegasse aos 15m 10s, ao Km. 45. 

Pelotão reage em bloco 

Foi praticamente em bloco, com a maioria das equipas empenhadas na perseguição, que o pelotão decidiu, finalmente, reagir e, nos primeiros dez quilómetros de pedalada em ritmo competitivo, recuperou três minutos aos fugitivos. Depois de Tondela, com a aproximação da meta volante de Campo Besteiros, onde o ucraniano Oleg Chuzhda foi o primeiro, a diferença foi baixando. 

Ucraniano isolado no Caramulo 

Em plena subida para a primeira contagem de montanha desta Volta, o ucraniano tomou a iniciativa de abandonar os companheiros de fuga para atacar, em solitário, as últimas rampas e vencer destacado no alto do Caramulo, de 2ª categoria, e já com os pontos para liderar a montanha, desceu, tranquilamente, a caminho de Águeda, com 4m 45s sobre Carlos Baltazar (Barbot.Siper), 5m 05s para Martijn Keizer (Rabobank) e 11m 26s para o pelotão, onde a equipa do Palmeiras Resort-Prio assumia o comando da perseguição.

 
 

Concretizou-se o sonho ucraniano 

Desfeito o trio, o primeiro a ser absorvido foi Martijn Keizer (Rabobank), pouco depois da passagem pela meta volante de Águeda, onde venceu Oleg Chuzhda (Caja Rural), e não tardou a ser igualmente absorvido Carlos Baltazar (Barbot-Siper). Na frente prosseguiu o ucraniano com uma vantagem de 8m 19s sobre o pelotão, diferença que foi baixando perante a forte reacção das equipas do Palmeiras Resort-Prio, Madeinox-Boavista e Barbot-Siper, mas não o suficiente para lhe impedir o triunfo, pois conservou ainda 1m 24s. 

Mais Fotografias, Declarações Áudio e Informações em

http://volta-portugal.com/etapas/phps/noticias.php?etapa=1 
 

Santo Tirso tem montanha a valer 

Esta sexta-feira realiza-se a 2ª etapa da 72ª Volta a Portugal Lagos Sports em Bicicleta ligando Aveiro a Santo Tirso na distância de 152,3 Km. Trata-se de um percurso acidentado, com metas volantes em Paredes (Km. 109,7), Lordelo (Km. 124,5) e Santo Tirso (Km 144) e duas contagens de montanha, a primeira ao Km 77,4 e a segunda na meta final, no Monte de N. Sra da Assunção, na ambas de 2ª categoria.

A partida simbólica de Aveiro, junto ao Centro de Congressos, será dada às 13h25, e a chegada ao monte de N. Sra da Assunção está prevista para cerca das 17h22. 
 

No site da Volta a Portugal – www.volta-portugal.com – pode acompanhar em directo a evolução da 2ª Etapa da 72ª Volta a Portugal em Bicicletas Lagos Sports no filme da etapa em

 http://volta-portugal.com/etapas/phps/filme.php?etapa=2
 

A 72ª Volta a Portugal tem o apoio das autarquias de Lisboa, Viseu, Leiria, Fafe, Castelo Branco, Mondim de Basto, Oliveira do Bairro, Santo Tirso, Aveiro, Viana do Castelo, Lamego, Sintra, Oliveira do Hospital, Oliveira de Azeméis, Gouveia, Idanha-a-Nova, Moimenta da Beira, Seia, Barcelos, Armamar e Águeda além do patrocínio dos Jogos do Centenário, Jogos Santa Casa, RTP, Aluvia, EDP, Tempo-Team, Liberty Seguros, Meo, O Jogo, Jornal de Noticias, Rádio Renascença, Águas São Martinho, Shimano, Xerox, Mobilif, Torrié, Copigés, DietSport – Powerbar, LG, Instituto Geográfico do Exercito, Ford, Cision, Estanhos D. António, Fullwear, Nexx Helmets, Orbita, KEEWAY, Pastelaria Chafariz, Sportzone, Tipografia Peres e Aquahotels Mondim Basto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *