Sociedade, Terras de Bouro

No aniversário de Miguel Torga Terras de Bouro organiza “trilho nocturno cidade da calcedónia” a 12 de Agosto

No intuito de assinalar simbolicamente o aniversário do poeta Miguel Torga, o Município de Terras de Bouro, irá organizar uma caminhada nocturna pelo “Trilho Cidade da Calcedónia”, acção que se iniciará pelas 18 horas do próximo dia 12 de Agosto, no Lugar do Calvário da freguesia de Covide e que tem uma duração aproximada de 4 horas.

O percurso, que permite uma visita ao povoado fortificado, está classificado de pequena rota, com um grau de dificuldade elevado e conta com uma extensão aproximada de 7 km em trajecto circular. Desenvolve-se no território da freguesia da Covide e apresenta um reportório histórico-cultural distinto pelas suas tradições comunitárias e vestígios arqueológicos. Aliás, este trajecto e esta zona muito diziam ao ilustre escritor que no seu Diário VIII referiu:

“Subida à Calcedónia, uma das coroas de glória cá

da serra. A tarde estava como um veludo, e as fragas, amolecidas pela luz, pareciam broas de pão a arrefecer. Do alto, a paisagem à volta era dum aconchego de berço. Muros sucessivos de cristas – círculos concêntricos de esterilidade – envolviam e preservam a solidão”.

De referir ainda e como é hábito a acção terá o respectivo apoio logístico da Autarquia e dos seus técnicos assim como o apoio de vários organismos, como o Instituto do Desporto, o Instituto Português da Juventude, a Fundação INATEL e a empresa “Águas do Fastio”.

As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas até dois dias antes do início de cada actividade, junto da Divisão de Desenvolvimento Social e Cultural do Município, pelo telefone 253 350 010, nos Postos de Turismo do Concelho ou através do e-mail: ddsc@cm-terrasdebouro.pt, sendo que, outras informações poderão ser recolhidas em www.cm-terrasdebouro.pt ou www.vistigeres.com.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *