Economia, Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Município de Reguengos de Monsaraz promove empresas e incentiva negócios na Exporeg

O Município de Reguengos de Monsaraz organiza entre os dias 12 e 15 de Agosto a Exporeg – 18ª Exposição de Actividades Económicas. O certame vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições da cidade e tem como objectivos a promoção das empresas da região, incentivar o desenvolvimento de contactos e de negócios e divulgar Reguengos de Monsaraz como um destino de turismo de excelência. 

Nesta edição da Exporeg vão estar presentes mais de 80 empresas dos sectores económicos da gastronomia, vinhos, doces regionais, vestuário e calçado, decoração, artes gráficas, imobiliário, seguros, hotelaria, climatização, comércio de automóveis, artesanato, entre muitos outros. O Pavilhão Multiusos terá também expositores de cerca de uma dezena de instituições do concelho. Em simultâneo com a Exposição de Actividades Económicas, decorrerá ainda a XV Exposição de Pecuária, a qual contará com várias dezenas de expositores que vão apresentar os melhores exemplares das raças de caprinos, ovinos e equinos.  

O programa da Exporeg inicia-se na quinta-feira, dia 12 de Agosto, pelas 19h, com a cerimónia de inauguração do certame que vai contar com a actuação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz. À noite, sempre às 22h, o anfiteatro ao ar livre recebe os espectáculos musicais. O Grupo Instrumental “Os Lírios do Campo” será o primeiro a subir ao palco, seguindo-se Jorge Fernando, um dos compositores mais cantados da música portuguesa e autor de temas como “Umbadá/Umbadá”, “Lua, Feiticeira Nua”, “Búzios”, “Quem vem ao Fado” e “Boa noite solidão”. 

No Picadeiro Municipal haverá na sexta-feira, a partir das 21h, um Concurso de Saltos Nacional – B, sucedendo-se no anfiteatro o humor e a música de Serafim e Grupo Rastolhice com o espectáculo “Cantar Alentejo… Com Humor”, que terá a primeira parte preenchida pelo Grupo Coral de Perolivas.  

No sábado, realiza-se às 18h o XI Concurso Regional do Rafeiro do Alentejo e às 20h o segundo dia de provas do Concurso de Saltos Nacional – B. Os participantes do Passeio de BTT ao Luar partem às 21h e uma hora mais tarde actua o Grupo Coral “Gente Nova” de Campinho e o artista reguenguense Mário Moita, que vai apresentar o espectáculo “Portugal Alegre”.  

No último dia da Exporeg decorre a partir das 9h um Passeio de Canoa no Grande Lago Alqueva e às 11h uma Prova de Perícia de Campinos. Pelas 18h30, a Praça de Toiros de Reguengos de Monsaraz vai receber uma Corrida de Toiros à Portuguesa que integra um Concurso de Ganadarias Ibéricas, com a participação das ganadarias Conde de La Corte, Branco Núncio, José Luís Pereda, Murteira Grave, Eng.º Luís Rocha e La Dehesilla. A corrida de toiros vai contar com os cavaleiros António Telles, João Salgueiro e Tiago Carreiras e os grupos de forcados de Montemor e Real GFA Moura.  

A fechar a Exporeg, Teté e Sara Alhinho vão trazer os ritmos de Cabo Verde, como o funaná, as mornas e coladeiras, num espectáculo integrado no Festival Sete Sóis Sete Luas, promovido por uma rede de 30 cidades de 10 países do mediterrâneo e do mundo lusófono. As artistas vão apresentar o seu novo trabalho discográfico “Gerassons”, inspirado na confrontação entre duas gerações musicais e no original diálogo em palco de uma mãe (Teté) com a sua filha (Sara). 

A Exposição de Actividades Económicas poderá ser visitada no Pavilhão Multiusos que vai estar aberto ao público no dia 12 de Agosto entre as 19h e as 00h30 e nos restantes dias das 10h às 00h30. O Pavilhão da Exposição de Pecuária abre as portas às 9h e fecha às 00h30, excepto no primeiro dia da Exporeg que estará aberto a partir das 19h. Durante o fim-de-semana decorrerá também a tradicional Feira de Santa Maria. 

Largadas de Toiros vão animar as madrugadas

Nos dias 13 e 14 de Agosto, a Exporeg terá Largadas de Toiros a partir da meia-noite e meia hora junto ao parque de estacionamento superior do Parque de Feiras e Exposições. A autarquia desenvolveu este ano um novo espaço para as actividades taurinas onde se vai realizar também a Prova de Perícia de Campinos. Esta área terá bares e uma manga de 350 metros de comprimento por 25 metros de largura para todos se poderem divertir ao longo da noite.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *