Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Espaço Jovem proporcionou tarde de adrenalina – Póvoa de Lanhoso

Uma tarde com muita emoção e adrenalina foi o que experimentaram no dia 4 de Agosto, as cerca de 25 pessoas que participaram no “baptismo de velocidade” que o Espaço Jovem, em colaboração com a VelosoMotorsport, promoveu no circuito Vasco Sameiro, em Braga.
Esta foi mais uma iniciativa daquele equipamento municipal, tentando ir de encontro ao gosto e anseio dos jovens e proporcionar-lhes, gratuitamente, uma experiência única, que, normalmente, não está acessível ao público em geral.
Debaixo de altas temperaturas, os participantes saíram para a pista em carros de competição conduzidos por pilotos profissionais. No lugar do ‘pendura’, os inscritos nesta actividade experimentaram as emoções da velocidade, mas em segurança. No final, a sensação era de êxtase.
Vítor Ferreira, 24 anos, da Póvoa de Lanhoso, foi dos primeiros a colocar o capacete e a entrar nesta aventura. “Fui o primeiro a inscrever-me, mal soube da iniciativa. O gosto que eu tenho por estes desportos foi o que me levou a inscrever”, referiu no final da experiência, ainda a tremer. “Já sabia para o que ia, mas nunca pensei que a adrenalina fosse tanta. Houve uma situação no fim da recta que já estávamos nos 200 km/h e eu pensei, é agora que ele vai travar, mas não ainda meteu a sexta velocidade e continuou a puxar e eu a pensar trava, trava, trava. Mas adorei. Se voltar a haver estas iniciativas sou o primeiro a inscrever-me outra vez.
Vítor Pereira, 24 anos, da Póvoa de Lanhoso, também não quis ficar atrás. “Inscrevi-me para ter a sensação do que é, não conduzir, mas andar ao lado num carro destes. Não pode haver melhor sensação. Correspondeu às minhas expectativas, era aquilo que eu imaginava. É uma emoção, uma adrenalina. Tem-se vontade de que nunca mais acabe e deixamos de pensar no resto. Vive-se só o momento”.
Da parte das senhoras, Marta Carneiro, 23 anos, de Braga, experimentou estas emoções pela primeira vez. “Acho o máximo, é muito giro mesmo. Sentimos picos de adrenalina. Se pudesse repetir repetia já. Vale a pena. Senti-me segura. Já me senti muito mais insegura nas estradas em que ando”.
Filipa Pereira, 26 anos, de Vieira do Minho, não deixou escapar esta oportunidade. “A sensação lá dentro foi muito boa. Apesar do calor é muito bom. Sente-se adrenalina, medo não. Senti-me segura. Estas iniciativas são de manter, de fazer mais e outras Câmaras também podiam pensar no assunto.”
Carros de competição e pilotos profissionais.
 
Para este “baptismo”, que decorreu entre as 14h30 e as 19h00, estiveram disponíveis dois carros de competição: o Seat Leon Supercopa (301CV) e o Peugeot 207 THP (230Cv). Victor Hugo (FIMAG) e Carlos Vieira (Pocargil) foram os pilotos que conduziram os participantes nesta experiência real. Sinónimo desse realismo, foram os problemas registados com um dos carros, o que permitiu aos presentes observar o trabalho dos mecânicos da VelosoMotorsport nas boxes.
“Esta foi uma ideia que tivemos em conjunto com o Espaço Jovem. O objectivo é promovermos a nossa actividade, mostrar às pessoas um bocadinho do nosso trabalho e o desporto em que estamos envolvidos e proporcionar-lhes alguma adrenalina para elas sentirem a competição por dentro”, referiu Luís Veloso da Veloso Motorsport, que adiantou que a oportunidade pode ser para repetir. “No final da época, em Dezembro, podemos fazer outra iniciativa idêntica e alargar a outros carros e a um número maior de pessoas”, assegurou.
Os carros envolvidos desta vez, actualmente em competição, fazem os 3 mil e 100 metros daquela pista do Circuito Vasco Sameiro em 1’25” (o Seat) e em 1’30” (o Peugeot). “O Peugeot vai em segundo na Copa de Espanha e o Seat está em sexto no campeonato Espanhol. Já fizemos este ano vários pódios, quer com um como com o outro. Andamos sempre a lutar pelas vitórias, a ver se na próxima corrida ganhamos”, refere Luís Veloso.
Ficha Técnica dos Veículos:
 
SEAT LEON SUPERCOPACilindrada: 1984cc c/Turbo
Potência: 301cv
Binário: 340nm às 2100rpm
Transmissão: Cx. Sequencial de 6 velocidades DSG e Autoblocante
Tracção: Dianteira
Peso: 1140 kg
Jantes: Ronal de 18”
Pneus: Dunlop
 PEUGEOT 207 THPCilindrada: 1598cc c/Turbo
Potência: 230 cv
Binário: 240nm às 4500 rpm
Transmissão: CX. De 5 velocidades
Tracção: Dianteira
Jantes: Peugeot Sport de 17”
Pneus: BF Goodrich

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *