Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

Folclore na Praça Brandão de Vasconcelos

A Praça Brandão de Vasconcelos recebe este sábado, a partir das 21:15, o tradicional Festival de Folclore, organizado pela Casa do Povo de Arouca.
Participam nesta edição o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arouca (Arouca, Douro Litoral), Rancho Folclórico da Granja do Tedo (Tabuaço, Douro Litoral), Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Arouca (Arouca, Douro Litoral), Rancho Folclórico São João Baptista de Cavez (Cabeceiras de Basto, Baixo Minho), Rancho Folclórico e Etnográfico de Cova do Ouro e Serra da Rocha (Coimbra, Beira Litoral) e Rancho Folclórico e Etnográfico de Reboreda (Vila Nova de Cerveira, Alto Minho).
O certame é uma organização da Casa do Povo de Arouca, que conta com o apoio da Câmara Municipal.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Exposição de brasões na casa-museu

A Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis tem patente até esta sexta-feira uma exposição de fotografias de brasões, doadas por José Paulo Mendonça Amaral.
A mostra é uma das propostas culturais para quem circule ou se desloque ao centro da cidade.
O museu – localizado na rua António Alegria – está aberto todos os dias úteis entre as 09:00 e as 12:30 e entre as 14:00 e as 18:00.

S. JOÃO DA MADEIRA

Exposição de pintura ajuda África

«Anjos Solidários Ajudam África» é o título da exposição de pintura, da autoria de Natália Frias, patente até final do mês na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira.
A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, entre as 10:00 e as 18:00, e aos sábados (10:00-13:00).
A artista destina a venda das obras para a angariação de fundos a favor do Centro Dia Mães de Mavalane, em Maputo (Moçambique).
Natália Frias, licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, é professora reformada de Oficina de Arte da Escola Secundária Dr. Serafim Leite em S. João da Madeira.
Participou em diversas exposições colectivas por todo o País e está representada no Museu Diogo Gonçalves, em Portimão.

SANTA MARIA DA FEIRA

Rituais da ceia do monge no mosteiro

A procissão dos monges, o lava-mãos, a ceia comunitária no refeitório depois da Acção de Graças, as orações. Estes e outros hábitos do quotidiano dos monges medievais são recriados até domingo no Mosteiro, uma das áreas temáticas da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.
Os visitantes são convidados a conhecer e a participar em todos os rituais desta «Ceia do Monge», no Museu Convento dos Lóios, às 19:30, 21:00 e 22:30.
O centro histórico de Santa Maria da Feira proporciona aos visitantes até domingo uma viagem aos séculos XI e XII, que recria os momentos mais marcantes do Condado Portucalense. A Rainha D. Teresa e o seu filho Afonso Henriques são os protagonistas desta edição.

VALE DE CAMBRA

Profissões de outros tempos no museu

No Museu Municipal de Vale de Cambra continua patente a exposição «De Passagem… pelas Artes e Ofícios de Cambra».
A mostra inclui trajes e objectos, cenários de trabalho ou imagens e fotografias que caracterizavam os ofícios de outros tempos.
Com entrada é livre, esta exposição pode ser visitada até dia 18 de Setembro de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 17:30, e aos sábados (14:00-17:00).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *