Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Presidente da Câmara recebeu dinamizador do projecto “100 dias de bicicleta em Portugal” – Póvoa de Lanhoso

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, recebeu o impulsionador do projecto “100 dias de bicicleta em Portugal”, Paulo Guerra dos Santos, que esteve nos Paços do Concelho, no passado dia 29 de Julho. No encontro, o autarca Povoense transmitiu algumas das preocupações de mobilidade e ambientais patentes nas políticas do Município.
De passagem pelo nosso Concelho, onde circulou de bicicleta, e no encontro que manteve com o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Guerra dos Santos deu a conhecer em pormenor como surgiu aquele seu projecto, os seus objectivos e preocupações e partilhou experiências de vida. Promover a utilização da bicicleta nos centros urbanos e os estilos de vida mais activos e saudáveis por todo o país inteiro é a sua meta.
Segundo informação da sua equipa de apoio, Paulo Guerra dos Santos é engenheiro civil e também professor. A residir e a trabalhar em Lisboa, foi em 2008 que, ao realizar a sua tese de mestrado, intitulada “100 dias de bicicleta em Lisboa”, começou a utilizar a bicicleta para deslocações profissionais e lúdicas. Esta ideia surgiu após ter participado em projectos académicos na Holanda, Alemanha e Finlândia, países onde a utilização da bicicleta como meio de transporte é há muito uma realidade.
Depois de finalizar a sua tese de mestrado e depois de ter provado que a utilização da bicicleta como meio de deslocação era possível, mesmo nas cidades como Lisboa, Paulo Guerra do Santos encontra-se agora a realizar um outro projecto, o “100 dias de bicicleta em Portugal”, que começou no dia 22 de Maio de 2010, com partida da Torre de Belém em Lisboa.
Com o apoio do Ministério da Educação e de muitas outras entidades e empresas, tem visitado escolas, Câmaras Municipais e outras instituições, no sentido de promover os meios suaves de transporte e a utilização da bicicleta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *