Cultura, Póvoa de Varzim

“Earth Rhythm” – concerto no Museu Municipal – P. Varzim

Na próxima quarta-feira, 11 de Agosto, às 21h30, o Museu Municipal será palco de um concerto de percussão e didgeridoo por João Filipe e Nuno Pinto de Carvalho.
“Earth Rhythm” é o nome dado a este  evento por englobar dois instrumentos muito distintos, mas ambos  relacionados com a “invenção” da música pelos primeiros homens, na sua  intenção de comunicar não apenas entre si mas, também, com os deuses. Daí  estes sons que nos transportam aos primórdios da Humanidade.
O  didgeridoo é o instrumento de sopro mais antigo do mundo, desenvolvido pelos aborígenes australianos, que nunca deixaram de o tocar, e que a partir da  década de sessenta do século passado se espalhou pelo mundo. Feito  tradicionalmente de um tronco de eucalipto tem um som que faz lembrar as  grandes planícies arenosas australianas.
O tambor, com o seu ritmo  frenético ou calmo, é, muito provavelmente, o primeiro instrumento do homem, que através da percussão procurava a porta para outras dimensões da vida. A  moderna bateria, misto de vários instrumentos de percussão, completa  perfeitamente o didgeridoo, marcando-lhe o ritmo, quer seguindo-o quer conduzindo-o.
A entrada para o concerto é gratuita.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *