Desporto

Francês, especialista em Prólogos, ganhou em Viseu

O francês Jimmy Engoulvent (Saur-Sojasun) venceu esta quarta-feira, em Viseu, o prólogo da 72ª Volta a Portugal Lagos Sports em Bicicleta. O corredor de 30 anos foi o mais rápido no circuito urbano deixando os mais directos adversários a cinco segundos de diferença. Não sendo um contra-relogista puro, o francês que diz gostar de prólogos, gastou 6m 25s nos 5 quilómetros e meio do trajecto que teve partida e chegada na Avenida da Europa. 

A 72ª Volta a Portugal tem o apoio das autarquias de Lisboa, Viseu, Leiria, Fafe, Castelo Branco, Mondim de Basto, Oliveira do Bairro, Santo Tirso, Aveiro, Viana do Castelo, Lamego, Sintra, Oliveira do Hospital, Oliveira de Azeméis, Gouveia, Idanha-a-Nova, Moimenta da Beira, Seia, Barcelos, Armamar e Águeda além do patrocínio dos Jogos do Centenário, Jogos Santa Casa, RTP, Aluvia, EDP, Tempo-Team, Liberty Seguros, Meo, O Jogo, Jornal de Noticias, Rádio Renascença, Águas São Martinho, Shimano, Xerox, Mobilif, Torrié, Copigés, DietSport – Powerbar, LG, Instituto Geográfico do Exercito, Ford, Cision, Estanhos D. António, Fullwear, Nexx Helmets, Orbita, KEEWAY, Pastelaria Chafariz, Sportzone, Tipografia Peres e Aquahotels Mondim Basto. 
 

“Não fiquei surpreendido porque este ano já tinha ganho o prólogo do Tour do Luxemburgo. Esta vitória em Portugal foi muito boa, mas vai ser difícil manter a camisola amarela porque a concorrência é forte e existe muita montanha nesta competição”, declarou Jimmy Engoulvent pouco antes de subir ao pódio para envergar a primeira camisola amarela da Volta 2010. 
 

Filipe Cardoso, em 7º lugar, foi o melhor português 

Nos lugares secundários classificaram-se o russo Vladimir Isaichev (Xacobeo-Galicia) e o espanhol Alejandro Marque (Palmeiras Resort-Prio), ambos a 05 segundos, enquanto que o melhor português foi Filipe Cardoso (LA-Rota dos Móveis), no 7º lugar a 07 segundos. O Prémio da Combatividade foi atribuído a Joaquim Sampaio (Madeinox-Boavista), por se tratar do ciclista mais antigo do pelotão que, aos 40 anos, está a despedir-se do ciclismo. 

As outras camisolas da 72ª Volta a Portugal Lagos Sports em Bicicleta ficaram assim distribuídas: a Branca – Jogos do Centenário, (pontos), a Jimmy Engoulvent (Saur); a Verde -Jogos da Santa Casa (montanha), a Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), por ter sido o 2º no ano passado; e a Laranja-RTP (juventude), ao holandês Jetse Bol (Rabobank Cont). Por equipas lidera a prova a francesa Saur-Sojasun. 

Mais informação do Prólogo em http://volta-portugal.com/etapas/phps/noticias.php?etapa=0 

Viseu gosta da Volta 

Esta foi a 30ª vez que a Volta a Portugal em Bicicleta teve uma chegada de etapa a Viseu. Só nos últimos seis anos realizaram-se na cidade de Viriato quatro contra-relógios.  

Resultados  nos últimos anos 

2003 (65ª Volta): Viseu-Viseu, CRI, 36,7 Km., Claus Moller (Milaneza)

2005 (67ª Volta): Viseu-Viseu, CRI, 36,6 Km., Claus Moller (Barbot)

2006 (68ª Volta): Ansião-Viseu, 170,7 Km., Martin Garrido (Tavira)

2007 (69ª Volta): Viseu-Viseu, CRI, 38,3 Km., Hector Guerra (LSE)

2008 (70ª Volta): Guarda-Viseu, 154,4 Km., Francisco Pacheco (Barbot)

2009 (71ª Volta): Viseu-Viseu, CRI, 30,8 Km., Hector Guerra (Liberty)

 

 
 
 
 
 

De Gouveia a Oliveira de Azeméis 
 

Esta quinta-feira discute-se a 1ª etapa em linha entre Gouveia e Oliveira de Azeméis, uma distância de 188 km que inclui a subida ao alto da Serra do Caramulo e metas volantes em Campo de Besteiros (Km.72,6), Águeda (Km, 119,8 ) e Nogueira do Cravo (Km. 164,8). O pelotão parte de Gouveia às 12h45 e a chegada a Oliveira de Azeméis, na Av. D. Maria I está prevista para as 17h13. 

No site da Volta a Portugal – www.volta-portugal.com – pode acompanhar em directo a evolução de cada etapa. 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *