Cultura, Póvoa de Varzim

Feira do Livro – Programa dos dias 3, 4 e 5 – P. Varzim

Tendo como cenário a marginal poveira, a Feira do Livro está no Largo do Passeio Alegre até 15 de Agosto e, como é habitual, oferece diversas propostas culturais aos seus visitantes.
 Assim, no dia 3 pelas 22h00, a Feira recebe a apresentação do livro “Afrodite, ou as brumas de uma paixão incontida”. Da autoria de Paula Moreira, trata-se uma obra de poesia de carácter erótico, totalmente dedicado ao Amor. Esta obra está “deliciosamente ligada à Mitologia Grega através da heroína Afrodite, Deusa Grega da Beleza e do Amor e cuja origem é contada na Introdução deste Volume, cada poesia, cada letra escrita, vai ligando, num elo indissociável, os vários factos mitológicos que levam ao Amor/Paixão, ao Amor Sexual”.

Paula Moreira, que também escreve com o pseudónimo Maria Escritos, é natural de Santo Ildefonso, Porto, mas adoptou a Póvoa de Varzim para sua residência. Trabalha na área de Gestão de Condomínios e Artes Decorativas. Em 2009 participou na colectânea “A Traição da Psique”, um projecto da “Lugar da Palavra” em parceria com a ARGO. Nesse mesmo ano, Luís Gaspar edita, com cinco poemas seus, o programa 44 da rubrica “Poesia Erótica”, no seu audioblogue Estúdio Raposa. Em 2010 publica “Pedacinhos de mim”. Os seus escritos são desabafos para o papel, numa tentativa de afastar a solidão que aos poucos se foi apoderando dela. O amor, a dor e todos os sentimentos que tenta transparecer com a escrita, esses sim, foram reais. Para além do seu blogue pessoal “Escritos e poesia”, tem publicado em diversos sites e portais de literatura e poesia.
 No dia 4, pelas 18h30, a feira recebe sessões de leitura de livros infanto-juvenis, da editora Trinta por uma Linha, com “Amo-te. Poemas para gritar ao coração” e “Poemas para Brincalhar”, de João Manuel Ribeiro, e a antologia poética “Verso a Verso”. A antologia, que pertence à Colecção Rimas Traquinas, inclui textos de Amadeu Baptista, Francisco Duarte Mangas, João Manuel Ribeiro, Luísa Ducla Soares, Nuno Higino, José António Franco e Vergílio Alberto Vieira e ilustrações de João Concha.
No dia 5, a Feira do Livro propõe tertúlias “A ler o mar”, onde participam Pedro Pinto, Rosa Alice Branco, Vergílio Alberto Vieira e Aurelino Costa, e o moderador João Manuel Ribeiro. Estas tertúlias terão como tema central “Eu sou os meus livros”.
A localização privilegiada, bem pertinho da praia, as actividades de animação ou os milhares de livros a preços competitivos são a imagem de marca deste evento organizado pela Câmara Municipal e que tem como lema “A ler o mar”.
O programa pode ser consultado na íntegra no portal municipal, local onde também poderá seguir, através de notícias e imagens, o dia-a-dia da Feira do Livro da Póvoa de Varzim.  Organizada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, a Feira do Livro é uma das actividades mais concorridas no Verão poveiro, fruto dos milhares de veraneantes que por esta altura visitam o município.
A Feira do Livro funciona de domingo a quinta das 16h00 às 24h00 e às sextas e sábados das 16h00 à 1h00. No seu último dia, 15 de Agosto e feriado em honra de Nossa Senhora da Assunção, a Feira está aberta das 14h00 às 24h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *