Mangualde, Sociedade

Mangualde “mostra o cartão vermelho à violência doméstica”

O Município de Mangualde aderiu à rede de autarquias “Mostra o cartão vermelho à violência doméstica”. Uma iniciativa promovida pela União Europeia à qual o Governo Português decidiu aderir através da secretaria de Estado da Igualdade. As autarquias locais, devido à sua proximidade com as populações, são entidades privilegiadas para a concretização de acções e implementação de medidas que tenham como principal objectivo combater a violência doméstica.
 
Esta campanha visa uma actuação mais directa, transmitindo ao agressor ou à agressora uma mensagem inequívoca: a sociedade está alerta e defenderá de forma veemente a vítima. Aquilo que se pretende é que o simbolismo do Cartão Vermelho se generalize e se converta num recurso partilhado de toda uma sociedade que não tolera as agressões e que, de nenhum modo, é cúmplice do maltrato.
 
“O primeiro passo para prevenir a Violência Doméstica é a sensibilização, a capacidade para a detectar e a consciência crítica para não a tolerar. Por estas razões, um dos principais objectivos da actual campanha é o aumento da consciencialização dos/as cidadãos/ãs sobre este tipo de violência e o envolvimento da sociedade num compromisso público para a sua erradicação. A ideia símbolo da Campanha Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica pretende ser o reflexo da repulsa social contra o maltrato, por ser um gesto conhecido de toda a sociedade e, particularmente, no âmbito desportivo: quem não joga “limpo”, fica fora desta sociedade. Cada gesto que mostre o Cartão Vermelho traduzirá a reprovação que todos e todas fazemos do maltrato. Esperamos que o simbolismo do Cartão Vermelho se generalize e se converta num recurso partilhado de toda uma sociedade que não tolera as agressões e que, de nenhum modo, é cúmplice do maltrato”.
Fonte: Portal da Igualdade e Maltratozero

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *