Desporto

Voleibol De Praia – Mundial de Sub-19

Mariana Filipe Alexandre e Joana Neto estiveram perto de conseguir – à semelhança do que aconteceu no Europeu de Sub-18 realizado no ano passado em Espinho – atingir os oitavos-de-final do Quadro Principal do Campeonato Mundial de Sub-19, que se está a disputar, até domingo, na praia adjacente ao Edifício Transparente, no Porto, numa organização da Federação Portuguesa de Voleibol e da Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer.

A dupla portuguesa acabou por perder com a dupla chinesa Changning Zhang e Fan Wang por 1-2 (24/22, 22/24 e 11/15) e «nos pormenores», como referiu Mariana.

“Acho que poderíamos ter ganho o jogo. Perdemos nos pormenores, como as faltas na rede, serviços que não podíamos falhar, etc..

Fomos um bocado abaixo no terceiro set, mas penso que isso ficou a dever-se a alguma falta de experiência, ao contrário das nossas adversárias, que já treinam juntas há algum tempo, enquanto nós, que somos do Indoor, treinamos Voleibol de Praia praticamente uma vez por ano.

As chinesas não são muito boas tecnicamente, sobretudo na recepção e nós forçámos muito o serviço, pois não seria na rede que iríamos ganhar pontos, já que o seu bloco é muito alto e praticamente intransponível para nós”.

De qualquer forma e, pondo de lado a tristeza por não terem conseguido atingir os seus objectivos pessoais, Mariana conclui que “este Mundial funcionou como um excelente ensaio para o Campeonato da Europa, que se vai realizar de 4 a 8 de Agosto, aqui, nesta praia do Edifício Transparente.

No primeiro jogo estivemos muito abaixo daquilo que podemos fazer e não conseguimos ser combativas como é habitual, mas nos dois outros jogos, sobretudo no de hoje, estivemos bem e agora podemos corrigir certos erros e pormenores que, se não tivéssemos participado neste Mundial, cometeríamos de certeza no Europeu, que é o nosso grande objectivo”.

Por seu turno, Joana salientou:

“Se tivéssemos vencido este jogo com a dupla chinesa teríamos atingido certamente o nosso objectivo, que era passar a fase de grupos. Demos sempre o nosso melhor, mas, como elas eram muito altas, não tivemos muitas hipóteses no jogo junto à rede. Jogámos taco-a-taco, mas perdemos e isso, com o é natural, deixa-nos um pouco infelizes.

Contudo, foi um bom jogo e a nossa prestação foi positiva.

Em termos globais, apesar de termos entrado mal na competição, depois jogámos com equipas muito fortes, que nos obrigaram a dar o nosso melhor e o Mundial acaba por funcionar como uma boa preparação para o Europeu de Sub-18”.

Judite Marques e Ana Rita Magalhães (Poule E) também foram afastadas da prova ao perderem, hoje, com as espanholas Angela Lobato e Paula Soria por 14/21 e 8/21.

No final, Ana Rita reconheceu:

“A competição não correu como nós esperávamos. Falhámos sobretudo no primeiro jogo, pois estávamos conscientes de que o de ontem à tarde e o de hoje iriam ser muito difíceis. Mas não foi falta de concentração, foi alguma inexperiência em momentos cruciais dos sets, nos quais quebrámos muito e chegámos mesmo a perder a cabeça… as outras duplas são de um mundo diferente, já que se dedicam especificamente à praia. Não conseguimos fazer o nosso melhor, mas sim o que nos foi possível.

Estive no ano passado no Europeu de Sub-18 e conheço algumas destas caras, mas agora essas atletas estão muito mais fortes, técnica, táctica e fisicamente, e mais experientes, num nível muito superior ao nosso. Apesar de tudo, creio que algumas ainda estavam perfeitamente ao nosso alcance. Não conseguimos… mas foi uma boa experiência, que iremos aproveitar no futuro”. 

No terceiro e último jogo da Poule F, Marta Hurst e Ana Maria Caseira perderam (6/21 e 6/21) com as russas Maria Ushkova e Ekaterina Karapischenko. 

Com estes resultados, as duplas portuguesas de femininos classificaram-se todas no 19.º lugar final. 

Os jogos realizados no Campo Central podem ser visto em directo pelo sistema de live streaming no site da FPV.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *