Póvoa de Varzim, Sociedade

Mais de 4 mil escuteiros preparam-se para invadir Rates – Acampamento Regional começa a 4 de Agosto – P. – Varzim

Mais de 4200 escuteiros vão reunir-se em Rates entre 4 e 8 de Agosto no Acampamento Regional 2010 (Acareg)  organizado pela Junta Regional de Braga do Corpo Nacional de Escutas, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Junta de Freguesia de Rates. Provenientes de todo o país, os participantes vão ainda acolher cerca de 20 escuteiros vindos da Noruega.
A par dos momentos de encontro, camaradagem e troca de experiências, este Acampamento inclui ainda um programa de animação que vai ultrapassar as fronteiras de Rates. Exemplo disso, na sexta-feira, dia 6, Exploradores e Pioneiros irão invadir a Póvoa de Varzim para realizar os Jogos de Cidade. E no sábado, da parte da manhã, os Caminheiros vão espalhar-se pela Póvoa e pelas suas praias para pôr em marcha a Mega Campanha de Angariação de Fundos para a Operação Nariz vermelho.
Na área do Acampamento, com cerca de sete hectares e situado num parque da Junta de Freguesia de Rates e em terrenos privados cedidos pelos proprietários, o século XIV dá a tónica a este encontro, uma forma de a organização homenagear Nuno Álvares Pereira, nascido em 1360 e Patrono do Corpo Nacional de Escutas. Peças de teatro e ainda uma recriação da Batalha de Aljubarrota são apenas algumas das actividades em programa, mas dirigidas somente aos escuteiros participantes e, desta forma, interditas ao público em geral.
No encerramento do Acampamento Regional irá decorrer, às 10h00 de Domingo, uma Eucaristia, seguida da Cerimónia Protocolar de Encerramento. Na mesma manhã, entre as 9h30 e as 13h00, pais e amigos dos participantes são convidados a conhecer o recinto do Acampamento.
Apesar de ainda não ter começado, o Acareg fica já marcado pelo sucesso no que toca ao número de participantes, que ultrapassaram largamento as expectativas da organização. Aos jovens oriundos dos nove núcleos de Braga (Barcelos, Braga, Cego do Maio – Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde – Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde) e das regiões de Aveiro, Açores, Porto, Vila Real e Noruega, junta-se uma equipa de cerca de 300 voluntários que vão acompanhar os participantes ao longo de todo o Acampamento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *